Teixeira se reúne com secretário para falar sobre os problemas nas unidades prisionais do Estado

21/05/2022

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Potiguar, Paulo Eduardo Teixeira, se reuniu namanhã desta quarta-feira (01) com o secretário estadual de Justiça eCidadania,  Kércio Silva Pinto, para falara respeito os problemas relacionados ao sistema penitenciário do Rio Grande doNorte, principalmente quanto ao relacionamento dos servidores com os advogado snas unidades prisionais.

Na reunião, Paulo Teixeira informouque a OAB/RN, por meio da Comissão de Direitos Humanos, estava desenvolvendo um relatório para detectar os problemas das unidades, porém, o levantamento foisuspenso já que a Secretaria de Justiça ficou um tempo sem titular. “A OAB pretende retomar este trabalho para que possamos detectar os problemas nas unidadese pensarmos juntos nas soluções. Essa mesma atividade foi desenvolvida emoutras comissões da Ordem, como a de Saúde, e o resultado tem sido positivo”.

Outro ponto destacado pelopresidente foi a criação de novas salas dos advogados. Ele solicitou aosecretário que fosse feito um levantamento das unidades que podem ter umaestrutura da OAB. “É importante investir na criação de novas salas, até por umaquestão de segurança. O advogado não deve conversar com o cliente no corredorda Delegacia ou atrás das grades. Queremos que isso aconteça de forma reservada”,comentou Teixeira.

O secretário expôs os problemasda Sejuc e as limitações que está encontrando, mas pediu ajuda da OAB paratentar resolver, principalmente, a questão de falta de estrutura da secretaria.“Quero marcar uma encontro entre a OAB, Ministério Público e Defensoria Pública,com a governadora Rosalba Ciarlini. É importante que haja diálogo entre todasas instituições para tentar reverter este quadro. Hoje não temos estrutura paralidar com todos os problemas”.

SALADOS ADVOGADOS

Em julho de 2012 foram inauguradas duas novasunidades em Caicó, na 3ª Delegacia Regional de Polícia e na PenitenciáriaEstadual Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega. O intuito da Sala da OAB é proporcionar apoio para o profissional em início de carreira e agilidade nasatividades diárias da Advocacia. As salas contam com infraestrutura decomputadores, impressoras, scanners e mesas para atender às necessidades dos advogados.