O INSS DIGITAL (atendimento.inss.gov.br) é uma plataforma online do INSS que garante acesso aos processos administrativos da autarquia previdenciária via internet.
A plataforma foi criada com o objetivo de facilitar a vida do cidadão de forma que tenha acesso aos benefícios e serviços do INSS, sem precisar se deslocar até uma agência da Previdência Social.
O INSS Digital estabeleceu parcerias entre a autarquia e diversas organizações representativas, públicas e privadas. Uma delas é a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Norte.
Em março de 2023 o INSS e a OAB/RN assinaram um acordo de cooperação técnica para a implantação do INSS Digital para a advocacia potiguar.
Através desta plataforma, a(o) advogada(o) poderá realizar requerimentos de concessão de benefícios, solicitar serviços, cumprir exigências e gerenciar todos os processos administrativos que estão sob a sua responsabilidade no INSS.
Dentre as vantagens da nova plataforma está a de que o advogado não terá mais que agendar um horário e ir a uma agência. Poderá protocolar requerimentos quando quiser e de onde estiver, através da internet.
Podem ter acesso toda(o)s advogada(o)s inscrita(o)s na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio Grande do Norte, desde que ativos e adimplentes com o pagamento da anuidade.
Para tanto, o(a)s advogado(a)s potiguar(es) deverá fazer a solicitação do cadastro através do nosso site, no Protocolo Geral, disponível em: https://www6.oab.org.br/sgd/livre/solicita/outros/protocolos/1a405ba4-77b2-4805-a00b-eb56650fb5ae, preenchendo o requerimento, com todos os dados solicitados, preencher e assinar o Termo de Compromisso e Manutenção de Sigilo - TCMS, com certificado digital, acompanhada de duas testemunhas, juntamente com sua carteira da ordem digitalizada. Com isso, os dados serão processados e cadastrados junto ao INSS Digital.
Importante: Em até 5 dias úteis você receberá um e-mail com informações sobre o cadastro e os dados para sua autenticação.
Pronto! Após o recebimento do e-mail de confirmação, estará efetivamente cadastrado no INSS Digital para fazer os requerimentos!
Desde sua implantação, em 2018, a plataforma INSS DIGITAL vem passando por constantes atualizações, possibilitando, dentre outras coisas, a inclusão de novos serviços disponíveis on-line. Atualmente, a(o) advogada(o) tem acesso, via INSS Digital, aos seguintes requerimentos/serviços da Previdência Social:
Todos esses serviços e requerimentos são realizados à distância, de forma online, não sendo necessário que o(a) advogado(a) compareça a uma agência física do INSS, nem mesmo para entregar documentos, haja vista que o(a) advogado(a) confere fé pública aos documentos anexados ao sistema. Desta forma, o(a) advogado(a) pode requerer benefícios e acessar serviços do INSS, 24 horas por dia, de onde estiver.
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400