Seccional Potiguar participa da posse solene de Diretoria da OAB Nacional nesta terça-feira

21/05/2022

O Centro de Convenções Ulysses Guimarães será palco, nesta terça-feira (12), a partir de 19 horas, da sessão solene de posse do presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, e dos demais integrantes da diretoria da entidade. Além do presidente Marcus Vinicius, assumirão os cargos de vice-presidente Claudio Lamachia; de secretário-geral, Claudio de Souza Neto; de secretário-geral adjunto Cláudio Stábile; e de diretor-tesoureiro Antonio Oneildo Ferreira, além dos 81 conselheiros que compõem o Conselho Federal. Do Rio Grande do Norte, já estão em Brasília para participar da solenidade o presidente Sérgio Freire, o vice Marcos guerra, o tesoureiro Thiago Simonetti, o secretário geral João Trajano e os conselheiros federais Eduardo Rocha, Kaleb Freire e Daniel Victor, além do conselheiro seccional Marcus Vinicius Menezes.

Várias autoridades já confirmaram presença na solenidade. Pelo Executivo, o vice-presidente da República, Michel Temer; o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; e o ministro das Cidades, Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro. Pelo Judiciário, estão confirmados o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa; o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel; o Advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Adams; e o Defensor Público-Geral Federal, Haman Tabosa de Moraes e Córdova. Também estarão presentes vários ministros do STF, do Superior Tribunal de Justiça e dos demais tribunais superiores, além dos corregedores nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Francisco Falcão, e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Jeferson Luiz Pereira Coelho.

Representantes de várias entidades internacionais congêneres da OAB estarão presentes. Entre os dirigentes de Conselhos, confirmaram participação o presidente do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (Coadem), Carlos Alberto Andreucci, e o presidente da União Iberoamericana de Colégios e Associações de Advogados (UIBA), Luis Martí Mingarro. Também estão confirmados o ex-presidente da Federação Interamericana de Advogados (FIA), André de Almeida, e o presidente de honra da União Internacional dos Advogados (UIA), Paulo Lins e Silva.

Entre os representantes de países e cidades estrangeiras, estarão presentes à posse os dirigentes do Colégio de Advogados do Uruguai, Bernardino Pablo Real; da Federação Argentina de Colégios de Advogados (FACA), Ricardo de Felipe; a decana do Colégio de Advogados de Madri (Espanha), Maria Sonia Gumpert Melgosa; e os bastonários da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau, Domingos Quadé, e da Ordem dos Advogados de Cabo Verde, Leida dos Santos. Representará a Ordem dos Advogados Portugueses, Claudia de Freitas. Membros do corpo diplomático sediados em Brasília e de entidades religiosas e de representantes da sociedade civil também confirmaram presença.