SAMBATINA do Centro Histórico com os candidatos a prefeito de Natal acontece na OAB/RN

21/05/2022

A Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (SAMBA) iniciou no sábado passado, 18 de agosto, a I SAMBATINA do Centro Histórico com os candidatos a prefeito de Natal. Os seis candidatos serão questionados pela comunidade do Centro. O evento segue nos dias 25 de agosto e 1º de setembro, de 10h às 13h, no auditório da OAB/RN.

A cada sábado dois candidatos serão sabatinados. Porém, no primeiro dia, por motivos de ordem pessoal, o candidato Fernando Mineiro não abriu o evento, mas já foi transferido para o sábado seguinte. A ordem dos concorrentes foi definida por sorteio na presença de representantes das coligações e a mudança também foi autorizada.O foco da sabatina é o Centro Histórico de Natal.

Pela ordem estabelecida, o primeiro foi Roberto Lopes (PCB), às 11h30. No dia 25 de agosto será a vez dos candidatos Fernando Mineiro (PT), às 9h, Carlos Eduardo (PDT), às 10h30, e Robério Paulino (PSOL), às 12h. Fechando a Sambatina, em 1º de setembro, serão questionados os candidatos Hermano Morais (PMDB), às 10h, e Rogério Marinho (PSDB), às 11h30. A SAMBATINA é um evento promovido pela SAMBA e tem o apoio da OAB/RN, Editora Sebo Vermelho e Aphoto.

Abaixo, as regras da Sambatina:
DO EVENTO

A SAMBATINA acontece nos dias 18 e 25 de agosto e 1º de setembro, em três sábados distintos;

A SAMBATINA será aberta ao público; Porém, será proibida a entrada de claques de candidatos adversários;

A SAMBA vai convidar as seguintes entidades ligadas ao Centro Histórico: CDL, IPHAN, Fundação José Augusto, Fundação Cultural Capitania das Artes, Instituto Histórico e Geográfico do RN, SESC-SENAT, IFRN, Memorial Câmara Cascudo, Centro Popular de Direitos Humanos, Arquidiocese, Sebos, Associação dos Artistas Plásticos, Banda Independente da Ribeira, Desfile das Kengas, Manicaca´s no Frevo, MPBeco, produtores culturais independentes, donos de bares, Casa do Cordel, Rodas de Samba e donos de bares;

As coligações poderão registrar as imagens em vídeo dos seus respectivos candidatos. Não será permitido que as coligações registrem imagens de candidatos adversários.

DOS CANDIDATOS

A SAMBATINA receberá dois candidatos por sábado, sendo que as sabatinas acontecerão com cada concorrente em separado;
O primeiro candidato será sabatinado de 10h às 11h, enquanto o segundo começará a responder aos questionamentos de 11h30 às 12h30. Haverá 30 minutos de intervalo entre uma sabatina e outra;

A ordem dos candidatos sabatinados foi definida em sorteio na presença das assessorias das coligações que compareceram à reunião convocada pela diretoria da SAMBA, em 6 de agosto de 2012, à 19h, no bar do Zé Reeira, no Centro Histórico. A ordem ficou definida da seguinte forma:

11h30 às 12h30 – Roberto Lopes (PCB)

9h às 10h - Fernando Mineiro (PT)

10h30 às 11h30 – Carlos Eduardo (PDT)
12h às 13h – Robério Paulino (PSOL)

1º de setembro
10h às 11h – Hermano Morais (PMDB)
11h30 às 12h30 – Rogério Marinho (PSDB)

DO FORMATO

A SAMBATINA será realizada em cinco blocos de perguntas. O mestre de cerimônia, da diretoria da SAMBA, apresentará o candidato sabatinado e fará uma curta apresentação dos problemas do Centro Histórico;

Todas as perguntas serão feitas em até 1 minuto e todas as respostas deverão obedecer ao tempo de até 3 minutos, cada. Nas considerações finais cada candidato terá 5 minutos.

1º Bloco – todos os candidatos responderão à mesma pergunta no início: Qual é o seu projeto para o Centro Histórico de Natal;

2º Bloco – A SAMBA fará três perguntas a cada candidato;

3º Bloco – A SAMBA vai sortear cinco entidades convidadas para fazer pergunta ao candidato sabatinado. Cada entidade terá direito a fazer somente uma pergunta;

4º Bloco – A SAMBA vai solicitar cinco perguntas de cada um dos quatro veículos impressos (Tribuna do Norte, Diário de Natal, Novo Jornal e Jornal de Hoje). Na hora da sabatina serão sorteadas três perguntas para o candidato.

5º Bloco – Considerações finais.
Com informações da asssessoria Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências.