Ophir saúda sucessor na UALP e destaca cooperação e amizade lusófonas

21/05/2022
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, enviou mensagem ao bastonário da Ordem dos Advogados de Portugal, Antonio Marinho e Pinto, saudando sua posse no cargo de presidente da União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP), para o biênio 2013/2014. Ophir não pode comparecer à cerimônia de posse, que acontece nesta sexta-feira (04), às 17h, em Lisboa. Na correspondência, além da saudação a todos os participantes da nova diretoria da entidade, Ophir se despede da Presidência da UALP e transmite simbolicamente o cargo ao bastonário Marinho e Pinto, ressaltando “os laços de cooperação e amizade que historicamente une a advocacia de língua portuguesa”.

O presidente nacional da OAB assinala que a experiência de ter presidido a UALP, na gestão 2011/2012, “constituiu uma honra que compartilho com os demais advogados lusófonos, cujo trabalho aperfeiçoa a cada ano as atividades da entidade, destacando-se a recém-criada Comissão Temática sobre Direito e Justiça, fundamental para incentivar o intercâmbio de informações referentes ao Direito, à advocacia, democracia e aos Judiciários de nossos países”.

Colocando-se à disposição da UALP para manter sua colaboração, Ophir Cavalcante lembra a seu sucessor que os países integrantes da entidade — Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique e São Tomé e Príncipe —juntos, somam hoje cerca de 250 milhões de habitantes, distribuídos pela América, Europa, África e Ásia/Oceania. “Somos 25 por cento dos advogados do planeta e exemplo de solidariedade, em um mundo ainda repleto de barreiras”, observou ele.

“Isto reforça a necessidade de transformarmos o intercâmbio numa força propulsora capaz de aumentar a influência de toda a comunidade dos países de língua portuguesa no mundo; reserva-se aos advogados um papel decisivo para sairmos da periferia e ocuparmos um lugar de destaque entre todas as nações”, destacou o presidente da OAB Nacional e agora ex-presidente da UALP.

Ophir Cavalcante concluiu a mensagem salientando que, “mesmo não estando fisicamente presente à cerimônia de posse do novo presidente da UALP, meu pensamento se volta aos demais dirigentes — Jorge Neto Valente e Gabriel Costa, vice e segundo-vice-presidente, respectivamente — e, em especial, ao nobre Bastonário, a quem transmito tão honroso cargo”.