Ophir homenageia CNJ: Justiça passou a estar mais próxima do cidadão

21/05/2022

“O Supremo Tribunal Federal tem e deve ter sempre a última palavra, mas o CNJ tem um papel relevantíssimo. Com ele, a Justiça passou a estar muito mais próxima do cidadão e tornou-se muito mais transparente”. A afirmação foi feita nesta terça-feira (29) pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados (OAB), Ophir Cavalcante, ao prestar homenagem aos integrantes do Conselho Nacional de Justiça. Ao final da 19ª sessão extraordinária do CNJ, Ophir entregou ao presidente do Conselho e do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, uma placa com a réplica do edifício sede do Conselho Federal da OAB, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em reconhecimento ao trabalho prestado à Justiça, à advocacia e à cidadania.

Ao agradecer a boa acolhida que a advocacia sempre teve no CNJ, o presidente nacional da OAB afirmou que a classe continuará a apoiar o Conselho, da mesma forma que fez em momentos difíceis, quando saiu em defesa da garantia dos poderes concorrentes do CNJ.

“Empreendemos uma luta de titãs em prol dos poderes do CNJ. Se saísse vencedora a tese de que o Conselho não poderia fazer investigações sem que as Corregedorias dos tribunais as fizessem primeiro, se esvaziariam as funções deste Conselho”, afirmou Ophir Cavalcante, acrescentando que a OAB continuará a trabalhar com afinco com o objetivo de fortalecer a Justiça brasileira.

Também receberam a homenagem durante a sessão os conselheiros Jorge Helio Chaves de Oliveira e Jefferson Kravchychyn, conselheiros indicados pela OAB. “Os mandatos desses dois conselheiros foram renovados durante a atual gestão. Eles nunca faltaram, nem com a advocacia, nem com o CNJ”, acrescentou Ophir. Joaquim Barbosa rendeu homenagens a Ophir, que hoje participou pela última vez da sessão do CNJ enquanto presidente da OAB. Seu mandato termina no próximo dia 31.