As eleições para as diretorias e Conselhos das 27 Seccionais e Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) terão início no próximo dia 19. Os eleitos terão mandatos com início em 1º de janeiro de 2013 e término em 31 de dezembro de 2015. Para o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, o processo eleitoral da entidade é o momento em que a advocacia se renova e busca o aperfeiçoamento da instituição, em especial dando exemplo à sociedade quanto à organização e lisura do processo eleitoral.
Na atual gestão, o Conselho Federal editou o Provimento nº146/2001, com normas que restringem a propaganda política dos candidatos e procuram coibir práticas desabonadoras. “É importante que o advogado esteja consciente das propostas que estão sendo apresentadas e que escolha a chapa mais qualificada para dirigir a sua Subseção ou Seccional”, afirmou o presidente nacional da OAB.
Ophir Cavalcante lembrou que a OAB, se de um lado busca defender as prerrogativas profissionais e o fortalecimento da classe, de outro deve manter-se ao lado dos ideais republicanos e de democracia, ambas voltadas para a construção de uma sociedade alicerçada em preceitos éticos. Para ele, “as eleições nos Estados representam uma verdadeira integração dos advogados dos quatro cantos do Brasil, uma oportunidade para conhecermos melhor a realidade de uma profissão que cresce a cada dia”.
Ophir conclamou os advogados a escolherem os candidatos comprometidos com os ideais que tornaram a Ordem dos Advogados do Brasil um símbolo do Estado democrático de Direito. “Devemos nos unir em torno de nossas bandeiras cívicas históricas para que elas continuem desfraldadas, com coragem e independência”, acrescentou Ophir Cavalcante.
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400