OAB/RN emite nota de esclarecimento sobre a eleição

21/05/2022

Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, reunido na tarde de ontem (29), emitiu nota de esclarecimento sobre os números de votantes na eleição realizada no dia 19 de novembro de 2012, em que concorreram as chapas 01 - OAB Avançado e 02 - OAB Pra Frente.

Segue nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte lamenta profundamente que integrantes da Chapa 02 - OAB pra Frente estejam a questionar a quantidade de Advogados aptos a votar na eleição realizada em 19 de novembro de 2012.

As Chapas OAB Avançando e OAB pra Frente, candidatas ao pleito estadual, receberam a mesma listagem, no dia 31 de outubro de 2012, em mídia eletrônica, em que constava o nome de 5.892 Advogados aptos a participarem do pleito eleitoral e no dia da eleição a lista de votação continha 5.907 votantes, dos quais compareceram para votar 4.483.

A pequena diferença foi ocasionada pela inclusão dos nomes de Advogados com mais de 70 anos de idade que têm direito à isenção de anuidades e não estavam relacionados na listagem inicial; pelo ajuste de situações em que os inscritos comprovaram estar adimplentes e tal informação não havia sido repassada à Seccional pelas instituições bancárias, e por ajustes de cadastro identificados somente no ato de geração da listagem para o caderno de votação.

Tais alterações não modificam em nada o resultado das eleições, uma vez que as Chapas 01 e 02 receberam a mesma listagem de votantes e tiveram acesso aos nomes e dados dos Advogados em igualdade de condições.

Para esclarecer o assunto definitivamente, a OAB/RN já atendeu ao requerimento formulado pelo candidato da Chapa 02 e expediu certidão com o número de advogados inseridos na listagem entregue por mídia eletrônica, com a respectiva data de recebimento, e disponibilizou os Cadernos de Votação utilizados no dia da eleição, a fim de que os interessados possam cotejar os dados.

A OAB/RN rechaça qualquer acusação de fraude na eleição para o seu Conselho Seccional e só tem a lamentar o ocorrido.

Natal, 30 de novembro de 2012.

CONSELHO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL NO RIO GRANDE DO NORTE