OAB/RN apoia movimento de reivindicação dos advogados do Banco do Brasil

21/05/2022

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Norte, a exemplo de outros movimentos, está apoiando a luta dos advogados do Banco do Brasil. Eles entraram em greve no dia 18 de setembro, com intuito de obter, entre outras coisas, melhores condições de trabalho e aumento salarial. Esta é a primeira vez, em 18 anos, que os advogados, através de sua Associação (ASABB), estão realizando um movimento paredista.

O presidente da Seccional Potiguar, Paulo Eduardo Teixeira, recebeu a visita, na tarde desta segunda-feira (24), do representante da ASABB no RN, Itamar Nogueira. Segundo Teixeira, a OABRN lutará pelas prerrogativas dos advogados. “A exemplo de outros movimentos, nós apoiamos esta luta. Vamos solicitar ao Conselho Federal para que seja marcada uma reunião com a direção do Branco do Brasil. Não podemos cruzar os braços”.

Segundo Itamar, nem a nomenclatura “advogado” é utilizada pelo Banco, o que representa uma falta de respeito ao Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/94). “Somos chamados de ‘analistas’ ou ‘assessores’. O Banco do Brasil precisa excluir essas nomenclaturas da denominação dos cargos dos advogados empregados, uma vez que já existe na administração pública direta e indireta para identificar, nas jurisdições dos tribunais regionais e superiores, entre outros órgãos, os profissionais que prestam apoio administrativo, ou seja, a exigência consiste apenas na obtenção do diploma registrado de conclusão de curso de nível superior em Direito, sem inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil”.

De acordo com Itamar, a paralisação está acontecendo em todos os Estados do país. Além do aumento salarial e das melhores condições de trabalho, o cumprimento da jornada de 6 horas e a atualização são outros pontos que estão sendo reivindicados pelos advogados.

Para conferir a pauta completa de reivindicações, acesse www.asabb.org.br ou clique aqui.