OAB cria Comissão para analisar dívidas dos Estados junto à União

21/05/2022

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, criou ontem (11) no âmbito do Conselho Federal da entidade a Comissão Especial para Análise da Lei 9.496/1997, que estabelece critérios para consolidação e refinanciamento da dívida pública dos Estados e Distrito Federal pela União. A Comissão será presidida pelo advogado Gilmar Stelo, membro da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB, e integrada pelos conselheiros federais Daniela Rodrigues Teixeira (Distrito Federal) e Cláudio Pereira de Souza Neto (Rio de Janeiro).

Em portaria criando a Comissão, o presidente nacional da OAB definiu que ela analisará a Lei 9.496 no que se refere a sua constitucionalidade, formal ou material, e sua legalidade, especialmente em relação aos juros e índices de correção aplicados às operações.“Hoje, o sistema federativo brasileiro está desvirtuado, a União concentra os recursos e os Estados estão limitados em suas políticas e aplicações em segurança pública e saúde, por exemplo, em razão da dívida que têm para com a União proporcionada por essa lei”, disse Ophir ao esclarecer sobre a criação do órgão.

Para o presidente nacional da OAB, a dívida acumulada por Estados e Distrito Federal, de acordo com os critérios de correção e juros aplicados pela referida lei, se tornaram impagáveis. “Trata-se de uma quebra do sistema federativo e a Comissão vai examinar se há alguma ilegalidade ou vício de inconstitucionalidade que possa ensejar medidas judiciais contra essa Lei”, informou.

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar