Integrantes do Conselho da OAB/RN visitam CNMP

21/05/2022

Na tarde desta segunda-feira (11), o presidente da OAB/RN, Sérgio Freire, juntamente com o vice Marcos Guerra, secretário geral João Trajano, tesoureiro Thiago Simonetti, além dos conselheiros Daniel Victor, Kaleb Freire e Marcos Vinicius Menezes visitaram o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Na oportunidade, foram recebidos pelo conselheiro Adilson Gurgel, representante da Ordem no CNMP.

O Conselho Nacional do Ministério Público atua em prol do cidadão para coibir qualquer tipo de abuso do Ministério Público (MP) no Brasil e de seus membros, respeitando a autonomia da instituição. O órgão de controle externo e de fiscalização do exercício administrativo e financeiro do MP foi criado em 30 de dezembro de 2004, pela Emenda Constitucional nº 45, e tem sede em Brasília (DF).

Presidido pelo procurador-geral da República, o Conselho é composto por quatro integrantes do MPU, três membros do MPE, dois juízes, indicados um pelo Supremo Tribunal Federal e outro pelo Superior Tribunal de Justiça, dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal.