Há 80 anos, era eleito o primeiro presidente da OAB

21/05/2022

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, lembrou neste sábado (9) o transcurso do 80º aniversário da primeira eleição para compor a Diretoria do Conselho Federal da entidade, quando foi aclamado, em sessão realizada no dia 9 de março de 1933, o nome do advogado Levi Carneiro na presidência e de Attilio Vivácqua na secretaria-geral.

Para Marcus Vinicius, é uma feliz coincidência que esta data seja lembrada às vésperas da posse da nova Diretoria do Conselho Federal, marcada para a próxima terça-feira (12). “Serve também para renovarmos nossos compromissos com uma instituição cuja história reflete a própria história do país, dos ideais republicanos e de democracia”, afirmou Marcus Vinicius. “A OAB desempenha papel determinante na sociedade, colocando-se fora do jogo partidário, com independência mas absolutamente engajada no aprimoramento da ordem jurídica e das instituições e em busca de ampliar direitos sociais”.

O Conselho Federal da OAB funcionou primeiramente no prédio do Instituto dos Advogados Brasileiros, no Rio de Janeiro. A primeira sessão preparatória foi realizada em 6 de março de 1933 e, em 9 de março foi realizada a eleição da diretoria. Nesse mesmo dia, houve a instalação solene do Conselho Federal, completando a aparelhagem da Ordem dos Advogados do Brasil. O Regimento Interno do Conselho, fixando sua organização administrativa, foi aprovado em 13 de março de 1933.