Fórum em Defesa da Saúde se reúne com novo secretário

21/05/2022
As instituições que compõem o Fórum em Defesa da Saúde, entre elas a OAB/RN, se reuniram na manhã de hoje (12) com o secretário de Saúde, Esaú Gerino, que tomou posse na última quarta-feira (6). O intuito do encontro foi apresentar o Fórum ao novo secretário e mostrar o trabalho que está sendo realizado no âmbito da saúde.

Na oportunidade, os representantes do Fórum esmiuçaram os pontos considerados como prioridade para minimizar os problemas na rede hospitalar da Sesap. Entre eles está a nomeação imediata da equipe de direção do Hospital Walfredo Gurgel, livre de indicações políticas. Para o Fórum é fundamental que a equipe seja essencialmente técnica.

A regulamentação do repasse orçamentário-financeiro da Secretaria de Planejamento para o Fundo Estadual de Saúde, de recursos do Orçamento Geral do Estado e as dívidas da Sesap – Restos a pagar – com os fornecedores e prestadores de serviço, também foram cobrados na reunião. Para Elke Cunha, membro da Comissão de Direito à Saúde da OAB/RN, este é um dos pontos mais importantes na gestão da Saúde. “Não adianta ter boa vontade. É imprescindível que o secretário possa contar com o repasse para garantir que as contas sejam pagas e os fornecedores possam confiar no Governo”.

A instalação da Central de Regulação de leitos hospitalares do SUS e a finalização com a efetiva publicação dos Registros de Preços para aquisição de insumos, medicamentos e equipamentos médicos-hospitalares, para regularizar o abastecimento nos hospitais também foram alguns problemas repassados para Esaú Gerino.

Também estiveram em pauta a implantação do ACCR nos pronto socorros Clóvis Sarinho e do hospital Pedro Bezerra; a retirada de todos os pacientes internados em corredores do Walfredo Gurgel e Deoclécio Marques, com a garantia de leitos hospitalares, especialmente em caso de leitos de UTI; e a implantação do ponto eletrônico.

Segundo a promotora Kalina Filgueira, “a intenção do Fórum em Defesa da Saúde Pública do RN é, além de identificar os problemas que estão causando a crise na saúde do Estado, encontrar soluções para os mesmos”.

Para a presidente da Comissão de Direito à Saúde da OAB/RN,Elisângela Fernandes, a reunião com o secretário foi considerada positiva. “Essa reunião foi solicitada há muito tempo. A gente pode considerar positivo o fato de o secretário ter parado para ouvir nossos questionamentos e sugestões, o que a governadora ainda não fez”.

O Fórum deu um prazo de 20 dias para que o secretário responda todos os pontos discutidos nesta terça-feira (12).

Desde abril reuniões estão sendo realizadas semanalmente para que todos os pontos sejam discutidos e os prazos sejam acompanhados. O grupo também tem visitads hospitais para identificar quais os reais problemas enfrentados na saúde. “As pessoas estão morrendo. Precisamos tomar medidas urgentes para garantir que a população tenha direito à saúde de qualidade”, conclui Elisângela.

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar