ESA inicia atividades com Aula Magna de Misael Montenegro Filho

21/05/2022
A Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte realizou nesta quarta-feira (20) a Aula Magna de abertura do ano da ESA. O evento, que aconteceu no auditório do Ministério Público, contou com a participação do novo diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia, Henri Clay Santos; do presidente da OAB/RN, Sérgio Freire; do presidente da CAARN, Paulo Coutinho; da Juíza Ticiana Nobre, representante da ESMARN; e da Conselheira Diretora da Escola de Contas do TCE, Maria Adélia Sales. A aula foi ministrada pelo renomado professor Misael Montenegro Filho, que proferiu palestra com o tema “Responsabilidade Civil do Advogado”.

O Diretor Geral da ESA/RN, Venceslau Carvalho Júnior, abriu o evento. Em seu discurso, ele falou da importância do aperfeiçoamento do advogado. “Assumimos o compromisso de priorizar a qualificação do profissional”. Venceslau também apresentou os novos projetos da Escola, como: Café com Lei e a Medalha João Medeiros Filho.

O presidente da Seccional Potiguar, Sérgio Freire, disse que a OAB/RN, através da ESA, se prontifica a desenvolver ação conjunta com a ENA, com o intuito de estreitar seu relacionamento com esta e com as demais Escolas de Advocacia, visando o apoio e à conjugação de atividades. “A OAB/RN tem por finalidade alcançar o nível de excelência no tocante ao ensino jurídico do nosso Estado. De forma que, ao fomentar projetos que incentivem a Educação jurídica de qualidade, estaremos viabilizando o aperfeiçoamento profissional e cultural dos advogados inseridos em nossa seccional”, disse o presidente.

O novo diretor-geral da ENA, Henry Clay, parabenizou a diretoria da ESA/RN em seu discurso. “Quero parabenizar esta equipe pelo projeto que eles estão desenvolvendo. Fiquei bastante impressionado com o entusiasmo e compromisso que eles têm com a advocacia. Saio daqui com a certeza de que faremos um trabalho integrado com esta Escola. No que for preciso, o Conselho Federal estará à disposição”.

A aula do professor Misael teve início logo em seguida. O tema abordado foi a responsabilidade civil do advogado. Para ele, “falar de responsabilidade civil não se limita ao Direito Material e Processual, mas também à formação profissional do advogado. Por isso sou apaixonado, por exemplo, pelo Exame de Ordem, que consegue selecionar os bons profissionais”.

Para a advogada Nilma Dantas, iniciativas como a da ESA/RN são fundamentais para a formação dos novos profissionais. “Através dos cursos oferecidos pela Escola é possível ficar atualizado. Temos a oportunidade de nos qualificarmos, de forma gratuita. Isso é de fundamental importância, principalmente para quem está no mercado de trabalho há pouco tempo”.

O vice-diretor da ESA, Antonino Pio, fez o encerramento da Aula Magna. “Convidamos todos a fazerem parte da ESA. Estamos de portas abertas”, disse.