Eleições OAB: advogados do RN devem regularizar situação financeira

21/05/2022

Os advogados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins devem regularizar a situação financeira junto à Seccional em que possuem inscrição até esta semana. As eleições das Seccionais da OAB desses nove estados serão realizadas no dia 19 de novembro e, segundo o Regulamento Geral da Advocacia e da OAB (artigo 133, parágrafo 2º, II) e o Provimento 146/2011 (artigo 12, VII), é vedada a regularização da situação financeira no período de 30 (trinta) dias antes da data da eleição. Os advogados devem estar atentos para a data final para regularizar sua situação financeira, uma vez que a votação é obrigatória para todos os profissionais regularmente inscritos na OAB, sob pena de multa. Quem faltar ao processo eleitoral terá de apresentar justificativa e documento que comprove a razão que o impediu de votar.

O artigo 13 do Provimento 146/2011 veda também a concessão de parcelamento de débitos a advogados no período de 30 (trinta) dias antes da data das eleições. O parcelamento confere a condição de adimplente somente quando o profissional tiver quitado, à vista, ao menos uma parcela e se não houver parcela em atraso. Também é considerado inadimplente quem, já tendo obtido parcelamento anterior, não quitou todas as parcelas.

As Seccionais da OAB dos 26 estados e do Distrito Federal realizarão suas eleições para as diretorias e Conselhos, para o mandato de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2015, em datas diversas. O período dos pleitos, que começa no dia 19 de novembro, só se encerrará no dia 30 de novembro. Veja aqui as datas das eleições nas Seccionais.

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar