Conselheiros Federais e nova diretoria da OAB Nacional tomam posse em Brasília

21/05/2022
A nova diretoria eleita na noite desta quinta-feira (31) para conduzir o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tomou posse na manhã desta sexta-feira (01) em solenidade administrativa, realizada no plenário da entidade, em Brasília. Tomaram posse os integrantes da chapa “OAB Independente, Advogado Valorizado”, eleita para conduzir a OAB Nacional no triênio 2013/2016, e os 81 conselheiros federais.

Os representantes do Rio Grande do Norte no Conselho Federal, Paulo Eduardo Teixerira, Lúcio Teixeira e Humbertos Fernandes, foram eleitos no dia 19 de novembro de 2012. A chapa vencedora, presidida por Sérgio Freire, teve 2.292 votos dos 4.380 advogados que participaram do pleito. A diretoria da OAB/RN prestigiou a solenidade de posse. Estiveram presentes o presidente da instituição Sérgio Freire; o presidente da OAB Mossoró, Aldo Fernandes; o presidente da CAARN, Paulo Coutinho e o conselheiro seccional Victor José Macedo Dantas

O novo presidente eleito da OAB Naciona, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, dirigirá a entidade de hoje até o dia 31 de janeiro de 2016. A diretoria é integrada por Cláudio Pacheco Prates Lamachia (vice-presidente), Cláudio Pereira de Souza Neto (secretário-geral), Cláudio Stábille Ribeiro (secretário-geral-adjunto) e Antônio Oneildo Ferreira (diretor-tesoureiro). A chapa vencedora recebeu 64 votos na sessão plenária desta quinta-feira. Marcus Vinicius substitui no cargo de presidente da entidade máxima da advocacia o advogado Ophir Cavalcante.

Antes de dar posse à nova diretoria, o membro honorário vitalício da OAB, Ophir Cavalcante, fez um balanço dos maiores avanços da entidade em sua gestão. Entre eles, citou a declaração de constitucionalidade do Exame de Ordem pelo Supremo Tribunal Federal; evoluções do Cadastro Nacional dos Advogados; a profissionalização da gestão do Conselho, que recebeu o ISO 9001; a defesa em prol do acesso dos advogados ao processo eletrônico, por meio da certificação digital; a ampliação dos cursos da Escola Nacional da Advocacia (ENA); e a luta em prol do fortalecimento da Justiça. “A advocacia brasileira tem sido a maior resistência democrática deste país. Devemos dar sequência a isto, mantendo o farol da advocacia na luta pela defesa da sociedade, em prol da Justiça e como instrumento de transformação da sociedade”, afirmou Ophir Cavalcante.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do Conselho Federal da OAB)

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar