Advogado Bira Holanda recebe título póstumo de Cidadão Natalense

21/05/2022

Uma passagem breve, mas com marcas que ficarão para sempre. Assim foi definida a vida do advogado Ubirajara de Holanda Cavalcante Júnior, mais conhecido como Bira Holanda, falecido em 2011 e homenageado pela Câmara Municipal do Natal nesta quarta-feira (28), quando foi agraciado com o título póstumo de Cidadão Natalense. O propositor da honraria, vereador Ney Lopes Júnior (DEM), enalteceu a postura e o exemplo que o homenageado deixou para amigos e familiares até ter a vida interrompida aos 26 anos, em um acidente automobilístico.
Estudante de destaque e advogado com futuro promissor, Bira Holanda nasceu em Manaus (AM) e teve atuação marcante no movimento estudantil potiguar, onde chegou aos quatro anos de idade, em 1990. Membro de grêmios estudantis e também do Centro Acadêmico do curso de Direito da UFRN, Bira foi presença constante em debates na universidade, representando alunos no Conselho Universitário da UFRN. O objetivo principal da vida era trabalhar por uma sociedade mais justa, sempre baseado nos ensinamentos que teve durante a graduação. Para isso, mantinha a atuação juntos aos demais estudantes de Direito, mesmo após concluir o curso.
Além da paixão pelo curso que escolheu, Bira Holanda também era um apaixonado por futebol. Ele era conselheiro jurídico do Alecrim Futebol Clube, que era o time do coração, e sonhava em, um dia, presidir a equipe esmeraldina. A atuação junto ao clube também foi marcante e motivou a presença de diversos representantes do clube na homenagem, inclusive o presidente alecrinense, Orlando Caldas.


Amigo da família do vereador Ney Júnior, o advogado também tinha a intenção de colaborar com o mandato do parlamentar. Ele sugeriu projetos de lei e, em alguns casos, o próprio vereador chegou a apresentar as propostas. Duas matérias que foram sugeridas por Bira Holanda e apresentadas posteriormente por Ney Júnior trataram sobre a inclusão de mulheres no mercado da construção civil e também referente à acessibilidade de pessoas com deficiência a locais onde ocorrem espetáculos culturais.


Na solenidade, familiares e amigos utilizaram a palavra para enaltecer a postura de Bira Holanda e o legado que ele deixou.


Também participaram da solenidade o vereador George Câmara (PCdoB), o secretário geral da OAB/RN, Paulo Coutinho, a conselheira federal Elke Mendes Cunha, representantes do Alecrim Futebol Clube e da UFRN, além dos amigos e familiares que lotaram as galerias da Câmara Municipal do Natal.
Fonte: Assessoria CMN

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar