Advogadas recebem homenagem da OAB/RN com medalha Wandecy Veras

11/08/2025

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) homenageou, nessa quarta-feira (06), duas advogadas potiguares durante a abertura da 3ª Conferência Estadual da Mulher Advogada, realizada no Auditório Varella Barca, em Natal. As advogadas Valderice Nóbrega e Iolanda do Vale Mota foram agraciadas com a Medalha Wandecy Veras, em reconhecimento às suas trajetórias marcadas por ética, dedicação e contribuição à valorização da mulher na advocacia.

A Medalha Wandecy Veras homenageia advogadas que atuam ou atuaram com ética, profissionalismo e protagonismo, fortalecendo a presença feminina na advocacia. O nome da honraria é uma reverência à primeira mulher advogada inscrita na OAB/RN, Wandecy Albanês Ferreira Veras, pioneira na história da advocacia potiguar.

O presidente da OAB/RN, Carlos Kelsen, celebrou o momento e enalteceu a força das homenageadas. “São trajetórias de resistência, de mulheres fortes e que são exemplo para a advocacia e para toda a sociedade”, disse Carlos Kelsen.

Durante a solenidade, a vice-presidente da OAB/RN, Bárbara Paloma, destacou a representatividade das homenageadas. “É muita admiração por essas advogadas, que são referência e representatividade para todas nós. São exemplos que nos inspiram diariamente”, disse.

A advogada Iolanda do Vale Mota, visivelmente emocionada, agradeceu a homenagem. “Estou lisonjeada pelo privilégio, em meio a tantas mulheres guerreiras, de ter sido escolhida. São 40 anos de trabalho dedicado à advocacia. Hoje é um dia especial, e agradeço de coração”, agradeceu.

Também homenageada, a advogada Valderice Nóbrega reforçou a importância da força e união das mulheres na profissão. “Que sejamos mulheres incríveis, com força e capazes de lutar ainda que o outro diga que não somos capazes. Que sejamos fortes, unidas e capazes de lutar. Sou muito grata pela homenagem”, destacou. 

Perfil das homenageadas

Valderice Nóbrega da Silva (OAB/RN n.º 2.746) possui mais de 30 anos de advocacia e tem trajetória marcante na OAB/RN, com passagens como Conselheira Seccional, Tesoureira da Seccional e da CAARN, além de atuação em diversas comissões. Sua dedicação institucional, participação em bancas do Exame de Ordem e formulação de políticas internas consolidam seu nome como um dos mais relevantes da história recente da advocacia potiguar.


Iolanda do Vale Maximino Mota (OAB/RN n.º 3.091), natural de Mossoró, é advogada negra, mãe e militante da advocacia no interior há quase três décadas. Uma das primeiras mulheres a advogar na maior subseccional do Estado, tem atuação destacada nas áreas cível e trabalhista. Sua trajetória, marcada por resistência e superação de preconceitos, representa a luta de muitas mulheres invisibilizadas que enfrentaram um cenário ainda predominantemente masculino.

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

CNPJ: 08.451.064/0001-10

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar