O presidente da OBA/RN, Carlos Kelsen, participou da posse da nova diretoria do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) na tarde desta terça-feira (7). Na solenidade, o desembargador Ibanez Monteiro foi empossado como presidente do Judiciário Estadual, acompanhado das desembargadoras Berenice Capuxú e Sandra Elali como vice-presidente e corregedora-geral de Justiça, respectivamente.
Pela manhã, Carlos Kelsen e a vice-presidente da OAB/RN, Bárbara Paloma, participaram de uma missa em ação de graças na Igreja de Santo Agostinho, que marcou o início das solenidades de posse do TJRN. De acordo com o presidente, o novo presidente do TJRN traz uma vasta bagagem e as expectativas para a relação entre as instituições são positivas.
“Ibanez é muito técnico, tem um olhar muito claro e voltado à Justiça e para a advocacia também. É tido como uma pessoa que atende bem a advocacia, então a expectativa é a melhor possível e a certeza é que as instituições ficarão cada vez mais próximas para manter o sistema de justiça, para debater a Justiça e a advocacia, e facilitar a vida de todos os envolvidos”, disse.
Além dos três principais cargos, outros serão preenchidos pelos desembargadores Amílcar Maia (diretor da ESMARN), Saraiva Sobrinho (ouvidor), Expedito Ferreira (diretor da Revista do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte – REPOJURN) e Cornélio Alves, para a Coordenação dos Juizados Especiais e Turmas de Uniformização de Jurisprudência.
Em seu discurso de posse, o presidente do TJRN destacou que durante sua trajetória profissional, muitas mudanças aconteceram: “As demandas cresceram assustadoramente, as tecnologias avançaram em grande velocidade, as comunicações e informações de igual modo, o mundo dos negócios ganhou tamanha dimensão e ao mesmo tempo exige rapidez em tudo”, ressaltou Ibanez Monteiro.
O magistrado de segundo grau reforçou que para acompanhar o mundo globalizado de hoje e como ele se projeta para o amanhã. "O Poder Judiciário precisa estar conectado a todos esses elementos tecnológicos e principalmente preparado a responder aos anseios da sociedade, que depende de julgamento rápido e reclama previsibilidade de decisão e segurança jurídica. Esse certamente será o grande desafio nosso”, afirmou.
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400