O Dia da Consciência Negra foi celebrado em 20 de novembro, data que homenageia Zumbi dos Palmares e simboliza a luta incansável do povo negro por liberdade e igualdade. Pensando nisso, a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) realiza o I Encontro da Advocacia Negra Potiguar no próximo dia 6 de dezembro.
O evento, de iniciativa da Comissão Especial de Promoção à Igualdade Racial, terá como tema “Construindo um futuro sem racismo” e tem o objetivo de discutir as diversas formas de racismo que ainda acometem a sociedade e as ações necessárias para combatê-las. Serão debatidos temas como desigualdade racial no mercado de trabalho, violência policial, acesso à justiça e representatividade negra nas instituições.
De acordo com a presidente da comissão, Mikaelle Costa, o encontro vai contar com a participação de Suena Mourão, presidente da Comissão Nacional de Promoção à Igualdade Racial, além de autoridades de diversos poderes e ativistas. “É fundamental mantermos viva a memória daqueles que lutaram e continuam lutando por seus direitos. A história da população negra no Brasil é marcada por lutas e conquistas, mas também por muitas desigualdades que persistem até os dias atuais. Ao reconhecermos o passado, fortalecemos nossa luta pelo futuro”, afirma.
O encontro conta com o apoio da CAARN, Grupo Potiguar de Ciências Criminais (Poticrim), MDR Advocacia e Baobá Educação Antirracista. O evento será a partir das 15h, no auditório da OAB/RN e as inscrições gratuitas podem ser feitas no site da OAB/RN.
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400