O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil aprovou, nessa sexta-feira (17), duas indicações para o recebimento da medalha Wandecy Veras. A homenagem é destinada a mulheres advogadas que tenham contribuído para a valorização da profissão. Esse ano, a honraria será concedida às advogadas potiguares Eliane Lemos, representando Natal e Keylla Melo, de Goianinha, representando o interior do estado.
A advogada Keylla Melo é militante há mais de uma década. É especialista em Direito de Família e Sucessões, e em Direito Previdenciário. Foi presidente da Comissão de PCD da OAB/RN, fez parte da diretoria da subseção de Goianinha como secretária.
A advogada Eliane Lemos é advogada militante, atua nas áreas trabalhista e cível. Tem sua atuação destacada na OAB. É conselheira estadual da OAB/RN desde 2019 e presidente da Comissão de Seleção e Inscrição. Já foi membro da comissão de Estágio e Exame de Ordem em duas gestões.
"As duas escolhidas pelo Conselho são absolutamente merecedoras da homenagem, como todas as seis indicadas. Keylla tem sido inspiração para outras mulheres advogadas em razão de que as limitações impostas por questões de doença não a intimidam e continua exercendo a advocacia com plenitude. Eliane é advogada de grande destaque para a OAB e sociedade, com uma história de inspiração para todos nós, extremamente simples e dedicada", disse o presidente Aldo Medeiros.
“Parabenizamos as duas mulheres advogadas escolhidas por suas trajetórias. Elas representam a militância da mulher advogada, buscando reconhecimento e fortalecimento do exercício digno e respeitoso da advocacia”, destacou a vice-presidente da OAB/RN, Lidiana Dias.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Vânia Furtado, explicou que a medalha Wandecy Veras reflete esse compromisso da OAB/RN com a valorização da mulher advogada e principalmente com a viabilização do trabalho desenvolvido por essas profissionais. “Tanto Keylla, como Eliane são fonte de grande inspiração e orgulho para todas nós, pela dedicação, garra e comprometimento em que desempenham suas atividades, tanto perante seus clientes, como também nas atividades da OAB. Esse é mais um grande dia para as mulheres advogadas do RN por reconhecer o trabalho dessas duas grandes profissionais”, disse a presidente da Comissão da Mulher Advogada.
Homenagem
Wandecy Albanês Ferreira Veras foi a primeira mulher advogada inscrita na OAB/RN. Ela nasceu na cidade de Olinda em 30 de maio de 1924 e concluiu o curso de Direito em 22 de dezembro de 1951 na Faculdade de Direito da Universidade do Recife, atual Universidade Federal de Pernambuco. Fixou residência no Rio Grande do Norte e formalizou a inscrição na OAB/RN, de nº 112, em 08 de abril de 1953.
Wandecy foi a primeira promotora de justiça efetiva no Rio Grande do Norte, pioneira em exercer a magistratura no território potiguar e a terceira em todo o Brasil. A nível nacional, ela foi a primeira mulher a tomar assento em um Tribunal de Justiça para Julgamento e a primeira mulher a presidir o Tribunal do Júri. Também foi professora e diretora do Curso Normal Regional, atual Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho em Parelhas, onde também foi vereadora.
Em 1956, foi nomeada para o exercício da magistratura e em 1976, a Câmara Municipal de Natal lhe concedeu o título de cidadã natalense. Faleceu em 09 de fevereiro de 1990, aos 65 anos de idade. Uma defensora da ocupação, pela mulher, dos espaços na sociedade.
É dela a frase: “É preciso que se vença, por completo, a velha e inteiramente superada convicção de que o trabalho da mulher tem de ser exclusivamente dentro do lar, à beira do fogão, com o ferro de engomar, remendando roupa, cuidando dos filhos. Tanto quanto o coração, a inteligência e o espírito feminino têm de ser convocados para a luta comum pelo engrandecimento da nossa terra”.
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400