XXII Exame de Ordem: resultado preliminar da prova objetiva sairá 17 de abril

02/04/2017

“A expectativa é a melhor possível para a prova de hoje. Apesar de dividir minha rotina de estudo com o trabalho acredito que fiz uma boa preparação. O Exame de Ordem é muito difícil, mas é essencial para que tenhamos uma advocacia fortalecida. Sou totalmente favorável à aplicação, pois a prova coloca em bom nível os futuros advogados”, disse o candidato Cairo Paiva, no início da prova objetiva do XXII Exame de Ordem, realiza hoje (02), na UNIFACEX em Natal.

Antes de começar a aplicação da prova, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Paulo Coutinho, passou em todas as salas para desejar boa sorte aos examinandos. “Neste momento desejo que todos façam uma boa prova. E espero encontrar os senhores na segunda fase e muito em breve na sede da Seccional, para fazer a entrega da carteira da Ordem. Fiquem tranquilos e tenham certeza, que aqui é mais uma etapa de uma série de conquistas na vida de vocês ”, disse Paulo Coutinho aos candidatos.

O XXII Exame de Ordem Unificado no Rio Grande do Norte recebeu 1.538 inscrições, sendo 364 em Mossoró e 1.174 em Natal. Os gabaritos preliminares da prova objetiva serão divulgados às 22h de hoje em http://oab.fgv.br, e  no dia 17 será divulgado o resultado preliminar da prova objetiva. Já a aplicação da segunda fase será no dia 28 de maio.

A Comissão de Exame de Ordem, presidida por Mirocem Júnior, esteve presente durante toda a tarde ajudando na fiscalização e estrutura do certame. “A OAB/RN vai acompanhar toda a aplicação da prova e Comissão de Exame de Ordem está pronta para apoiar no que for preciso”, afirmou Mirocem Júnior. Na ocasião, a Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, presidida por Nicácio Carvalho, também se fez presente dando boas-vindas e incentivando os candidatos.

Para a examinanda, Eliane Porciúncula, o Exame de Ordem é necessário porque qualifica cada vez mais a profissão. “A prova ajuda a selecionar os futuros profissionais e também contribui para avaliar o grau de conhecimento adquirido durante o curso. É difícil, mas necessária”, ressaltou.

O examinando que desejar interpor recurso contra o resultado preliminar da prova objetiva poderá fazê-lo, das 12h do dia 17 de abril de 2017 às 12h do dia 20 de abril de 2017 , observado o horário oficial de Brasília/DF.

A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme previsto no artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.