VIII Encontro de Ensino Jurídico conta com a participação de professores do RN

21/08/2014

A Comissão de Ensino Jurídico realizou na manhã desta quinta-feira (21), no Praia Mar Hotel, o VIII Encontro Estadual de Ensino Jurídico da OAB/RN. Com o tema “Novas Metodologias e os Desafios da Educação Jurídica Contemporânea”. O evento contou com a participação de professores das faculdades e universidades de Direito de Natal.

O presidente da Seccional Potiguar, Sérgio Freire, abriu a mesa e falou da importância de se debater o ensino jurídico. “Esse é o tema de maior importância da advocacia. São vocês, os professores, que trilham o futuro dos estudantes. Por isso a OAB se preocupa tanto em afinar esse discurso acadêmico com vocês, através da nossa Comissão”, disse Freire.

Logo após, o presidente da Comissão, Felipe Maciel, falou do convênio entre o MEC  e a OAB, que tem como objetivo a formatação do modelo de educação jurídica no Brasil. “Tivemos 32 audiências públicas em todo o Brasil. Até que em outubro de 2013 realizamos uma audiência pública nacional onde as propostas foram consolidadas e no começo de 2014 pudemos encaminhá-las ao MEC. Agora, estamos aguardando o desfecho. A discussão acerca do ensino jurídico não passa apenas por uma rediscussão dos instrumentos de avaliação. Ela começa nas salas de aula e na necessidade que nós temos de discutir até que ponto vale a pena podermos manter uma metodologia que nós tivemos, desde o ensino médio até a faculdade, principalmente no curso de Direito, que é muito conservador”, disse Maciel.

Em seguida foi a vez de Ana Beatriz Presgrave, coordenadora do Curso de Direito da UFRN, e Solange Moura, diretora nacional da Estácio de Sá, palestrarem. O evento finalizou com um debate entre os participantes.

O conselheiro da OAB e secretário-geral da Comissão Nacional de Educação Jurídica do Conselho Federal, Lúcio Teixeira, também fez parte da mesa. A palestra do professor da FGV/SP, José Garcez Ghirardi, que seria realizada nesta quinta-feira (21), acontece amanhã (22), no auditório do NPJ, na UFRN, às 10h.