Vítimas do Holocausto são lembradas na OAB/RN

28/01/2016

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Paulo Coutinho, conduziu ontem (27), na sede da Seccional Potiguar, solenidade em memória das vítimas do holocausto. Na ocasião, estiveram presentes, entre outros, o deputado estadual Jacó Jácome, presidente da Câmara Municipal do Natal, Franklin Capistrano,  presidente e vice do Centro Israelita no Rio Grande  do Norte, Mário Soltak e Samuel Gabbay, respectivamente.

“Esta noite é especial, é uma forma de lembrar o que aconteceu para que nunca volte a acontecer”, ressaltou Paulo Coutinho. Ao agradecer  a acolhida na OAB, Mário Soltak relatou um pouco do sofrimento das vítimas do genocídio cometido pelos nazistas e seus adeptos, que ceifou a vida de milhões de judeus, ciganos, homossexuais e outros grupos durante a Segunda Guerra Mundial.

Para o presidente da Câmara Municipal, o holocausto não foi um surto da sociedade. Foi uma decisão planejada dentro dos padrões da brutalidade. Na ocasião, o Rav Yohanan Yedidyah fez uma oração pelas vítimas e Samuel Gabbay destacou o evento como uma reflexão para que as diferenças sejam respeitadas.

Para finalizar, seis velas foram acesas. Cada uma simbolizou um milhão de judeus assassinados pelo nazismo.

Proposto em 2005 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o dia 27 de janeiro lembra as vítimas do holocausto. A data, em 1945, marcou a liberação do maior campo de extermínio nazista, Auschwitz-Birkenau, pelas tropas soviéticas.

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar