Simonetti e presidentes das seccionais fazem primeira reunião do novo triênio

03/02/2022

O novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, se reuniu com todos os presidentes das seccionais na última terça-feira (1º), após a solenidade de posse em Brasília. O principal tema do encontro foi o fechamento dos fóruns judiciais. Simonetti se comprometeu a levar o assunto ao conhecimento do ministro Luiz Fux, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

“A permanência dos fóruns fechados é uma situação delicada para a advocacia e para os cidadãos. Queremos dialogar sobre o tema com o presidente Fux para encontrar formas de os fóruns funcionarem, adotando os protocolos de segurança contra Covid, mas permitindo acesso da advocacia e de membros do Judiciário”, disse Simonetti. Ele ainda afirmou que a Ordem buscará o diálogo e, se necessário, também adotará medidas legais.

Para o presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, a reunião teve um resultado excelente. "Saí muito motivado porque foi demonstrado que todas as seccionais tem problemas parecidos e as visões de solucioná-los bem semelhantes. Também muito me animou a unanimidade de sentimento de que Beto Simonetti e sua diretoria têm tudo para atuar de forma absolutamente focada nesses problemas. Nunca tinha visto uma unanimidade tão forte em um Colégio de Presidentes", disse.

Nova gestão

O amazonense Beto Simonetti tomou posse em solenidade na terça-feira após ser eleito com 77 votos dos 80 válidos na segunda-feira (31). No discurso de posse, ele reafirmou seu compromisso de campanha, que é olhar para todas as advogadas e os advogados, independentemente de onde esses estejam atuando. “Faremos uma gestão da Advocacia para a Advocacia. Isso implica olhar para todo o território, inclusive para as localidades mais distantes. Trabalharemos para levar às localidades remotas ações relacionadas a temas como prerrogativas, jovem advocacia, mulher advogada, direitos humanos, honora´rios, defesa da democracia e outras ações e estruturas que beneficiem diretamente os colegas”.

Com informações da OAB Nacional