Setembro Dourado: Comissão de Saúde realiza palestra no Varela Santiago

19/09/2016

Dentro da programação do Setembro Dourado, de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, por meio da Comissão de Direito à Saúde,  realizou hoje ( 19) palestra sobre os Diretos dos Pacientes com Câncer, no Hospital Infantil Varela Santiago. Na ocasião, a advogada Ionara Nunes dos Santos falou do início do diagnóstico, direito a abonar faltas escolares, acompanhamento familiar, cadastro para receber medicamentos, acesso ao prontuário, Benefício de Prestação Continuada (BPC), transporte para tratamento, entre outros pontos.

“Hoje não temos uma lei que regulamente o afastamento dos pais do trabalho para acompanhar todo o tratamento do filho. O que acontece é que há empresas que compreendem, mas outras não têm a sensibilidade. A OAB está a disposição de vocês para tirar dúvidas e ajudar no que for possível”, disse Ionara Santos.

Para Paula Silva, mãe de criança em tratamento no hospital,  a palestra deve acontecer mais vezes no  Varela Santiago. “Foi interessante, bem útil. Tirei todas as minhas dúvidas e acho que esse tipo de iniciativa deve acontecer mais vezes para ajudar mais pessoas”, destacou.

A palestra aconteceu em dois momentos: primeiro para as mães com filhos internados na enfermaria e depois em um espaço reservado para outras mães que estavam no hospital.

“Campanhas como essa são essenciais para alertar a população sobre sintomas e consequente diagnóstico precoce da doença, passo muito importante para cura do câncer infanto-juvenil”, enfatizou a presidente da Comissão de Direito à Saúde da OAB, Elisângela Fernandes. 

Outro momento bem especial também aconteceu. Membros da Comissão de Saúde foram para a brinquedoteca contar histórias para as crianças, levando alegria e proporcionando muitos sorrisos.

Durante a palestra foram  distribuídos kits com lápis de cor, caderno de pintura e brinquedo para as crianças que estão em tratamento no hospital. O projeto contou com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados ( CAARN) e da Comissão de Eventos.

Principais sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil

Sinais e sintomas como dor nos ossos, febre persistente sem causa aparente, manchas roxas pelo corpo, dor de cabeça persistente por dias, emagrecimento repentino, sangramentos anormais, nódulos em ossos ou no músculo, aumento de gânglios (ínguas) que ficam endurecidos, mancha branca no olho, são alguns dos sintomas de alerta que podem sugerir um câncer na criança ou no adolescente e que indicam a necessidade de um exame por um especialista. O diagnóstico precoce é a principal arma para esta patologia, visto que quando um caso de câncer infantil é diagnosticado precocemente as chances de cura ficam em torno de 70%. (Com informações da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC)

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar