Sessão Solene em homenagem ao Dia do Advogado é realizada na Câmara de Natal

07/08/2019

A Câmara Municipal de Natal, entregou, nesta terça-feira (06), a Comenda do Mérito Desembargador Miguel Seabra Fagundes em homenagem ao Dia do Advogado - celebrado em 11 de agosto - a 35 advogados. Prestigiaram a sessão solene o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), Aldo Medeiros, e a vice-presidente Rossana Fonseca. O ato foi proposto pela vereadora Ana Paula (PL).

O presidente da Seccional potiguar, advogado Aldo Medeiros, agradeceu as homenagens da Câmara Municipal de Natal, e frisou ao público que sem advocacia não há justiça e sem justiça não há democracia. "Em nome de todos os homenageados, agradeço as indicações e quero dizer que a Câmara exerce seu papel de instrumento de dar voz e respaldo a direitos e necessidades do cidadão", disse.

As autoridades presentes na solenidade lembraram que a criação dos dois primeiros cursos de Direito do Brasil, em São Paulo (SP) e Olinda (PE), foi um marco não apenas na história do ensino superior brasileiro, mas também uma referência significativa na história política do país. A fundação das faculdades foi motivada pelas discussões em torno da Assembleia Constituinte de 1823, convocada para a elaboração da primeira Constituição do país. Anos depois, em 1827, a ideia seria concretizada com inauguração das duas instituições.

"Um século depois, na década de 1930, começa a articulação para a criação da Ordem dos Advogados do Brasil. Ao longo desse tempo, a OAB tem sido uma instituição decisiva nos destinos da história de conquistas democráticas no Brasil, como as campanhas pelas Diretas Já e pela ética na política", disse a vereadora Ana Paula.

"É com essa história, esse legado de luta, que o Legislativo natalense, nesta noite, se propõe a homenagear a advocacia potiguar e suas entidades representativas. Por tudo que foi exposto, quero manifestar meus agradecimentos aos profissionais que com seus talentos engrandecem esta solenidade", completou.

Advogada Ana Beatriz Presgrave recebe Cidadania Natalense

Durante a solenidade, foi concedido,por proposição da vereadora Ana Paula, o Título de Cidadã Natalense à advogada e Conselheira Federal da OAB Nacional, Ana Beatriz Ferreira Rebello Presgrave. "Ela (Ana Beatriz) que costuma dizer que é paulista de nascimento e natalense por escolha pessoal. Como professora da UFRN, prima pelos preceitos éticos e cuidado no processo de formação dos profissionais do Direito, que terão a  tarefa de defender a cidadania", pontuou a parlamentar.

Nascida em Jundiaí, interior de São Paulo, Ana Beatriz declarou estar orgulhosa por passar a ser filha de Natal. A advogada mora há 11 anos na capital potiguar, junto a família. "Receber o título de cidadão honorário de um município gera muita responsabilidade, além de ser muito representativo, pois você começa a se sentir, de fato, parte da cidade. Estou imensamente feliz e agradecida pelo carinho e apreço".

Ana Beatriz possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é professora em dedicação exclusiva do Curso de Direito e do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Lista dos homenageados:

Luana Camila Pereira Martins