Seminário destaca importância das Câmaras de Mediação e Arbitragem

30/10/2015

“O Rio Grande do Norte é um estado privilegiado por contar com uma Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem, a nossa é uma das poucas do Nordeste e conta com forte respaldo institucional”, disse Diogo Pignataro, presidente da Câmara da FIERN, no Seminário “Mediação e Arbitragem no Nordeste e no RN: Novos rumos, possibilidades e os recentes avanços legislativos”.

O evento foi realizado na noite desta quinta-feira, 29, na Casa da Indústria e marcou o primeiro ano de funcionamento da Câmara. A coordenadora da Câmara, Cynthia Cinara, abriu o seminário e deu as boas vindas aos participantes.

Diogo Pignataro explicou que a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem, instalada na Federação das Indústrias, está apta a receber qualquer tipo de contenda e destacou o altíssimo nível dos árbitros da Câmara. “Esse é um dos nossos diferenciais”, afirmou.

O evento contou com palestras do Advogado e Secretário Geral do Conselho Federal da OAB, Cláudio Pereira de Souza Neto; Advogado, do Professor Universitário e Presidente da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da FIERN, Diogo Pignataro; e do Professor Universitário, Advogado, Desembargador Federal aposentado, e Vice-presidente da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da FIERN, Francisco Barros.

Também participaram o presidente da OAB-RN, Sérgio Freire, a presidente da Associação dos Advogados do RN, Rossana Darly, o advogado, membro do Conselho Federal da OAB, Paulo Eduardo Teixeira, o superintendente da Fetronor, Eybling Menegazzo, e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, João Gregório.

O palestrante Cláudio Pereira de Souza Neto, Secretário Geral do Conselho Federal da OAB, parabenizou a FIERN pela “feliz iniciativa” da criação da Câmara. Em sua palestra ele criticou a cultura de litígio, que faz do Brasil ser um dos campões mundiais de processos judiciais. Nesse contexto, ele enalteceu instrumentos como as câmaras de conciliação, que contribuem para amenizar a superlotação de processos nos tribunais.