Sala da OAB no TJRN é inaugurada

06/09/2016

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte e o Tribunal de Justiça do RN  inauguraram na manhã de hoje (6) uma sala de apoio para a advocacia, nominada “Sala do Advogado – Professora Renira Mota de Macedo”. A solenidade de inauguração do novo espaço contou com a presença  do presidente da OAB/RN, Paulo Coutinho,  desembargador Cláudio Santos, familiares da homenageada, já falecida, integrantes do TJRN e da Seccional Potiguar. A advogada Renira Mota de Macedo foi professora da UFRN na disciplina de Sociologia, tendo sido docente de diversas gerações de alunos. Teve atuação destacada na própria OAB, onde foi conselheira e diretora.

Durante a solenidade, o dirigente do Poder Judiciário afirmou que a homenagem a Renira Mota é um momento propício para lançar um alerta sobre a necessidade de sensibilização dos magistrados quanto às questões sociais. Lembrando da sensibilidade da homenageada para as questões sociais e sua atuação como cidadã, Cláudio Santos disse que Poder Judiciário não tem instalações luxuosas, mas sim à altura das dificuldades enfrentadas pelo Estado. O desembargador defendeu que os magistrados não podem desconhecer da realidade e que o Judiciário não é uma ilha. “Se assim pensarmos, perderemos a solidariedade e sensibilidade com as questões sociais, de realidades que enfrentam hoje carências bem mais significativas que em nossas instalações”.

O desembargador Cláudio Santos destacou o ineditismo do espaço para os advogados na sede do TJRN, lembrando que quando ocupou a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral, ali também implantou uma sala de apoio para a advocacia. O presidente afirmou que o espaço traz em si o valor referencial da importância da advocacia para a realização da justiça e que a sala de apoio passa a ser um ponto de referência do advogado potiguar dentro do Tribunal de Justiça.

O presidente da OAB/RN, Paulo Coutinho, destacou a importância das salas de apoio para a advocacia, especialmente no interior do Estado, chegando agora à sede do TJRN. “Hoje é um dia muito especial para a advocacia potiguar, de uma luta bem antiga para termos espaço em todos os fóruns. É um marco. Na hora em que a Corte maior do Estado instala sua sala dos advogados, temos as portas abertas para conseguirmos consolidar uma legislação que determina que haja sala dos advogados em todos os fóruns. O Tribunal de Justiça dá hoje um passo nessa direção, de termos um espaço de atendimento do advogado, onde ele possa despachar as urgências e de alguma forma ajudar nos seus compromissos aqui”.

Homenagens

Falando em nome dos familiares, a filha de Renira, Adriana Lucena, afirmou que a família recebeu com muita honra a lembrança da OAB quando realizou a indicação do nome de sua mãe, e a posterior eleição pelo Pleno do TJRN para nominar a nova sala.

Adriana destacou a atuação da mãe não apenas na advocacia, mas para os direitos humanos, as lutas sociais, e sua atuação no Sistema S. Lembrou ainda que Renira é sempre lembrada como professora, sendo essa sua principal característica. “Ela era uma guerreira que sempre lutou pela justiça e pela paz”.

O presidente Claudio Santos ressaltou a capacidade intelectual da homenageada, seu nível moral, sua capacidade de aglutinar pessoas e sua sensibilidade como cidadã. “O nome de Renira Mota de Lucena é uma referência mais ampla por sua sensibilidade como cidadã, como professora, advogada, com as questões sociais, questões tão presentes no dia de hoje para a sociedade potiguar”.

O ex-presidente da OAB, Sérgio Freire, afirmou que Renira Mota foi uma pessoa que dignificou a Ordem, exercendo a advocacia com ética e tendo participação significativa dentro da instituição. Sérgio Freire e Paulo Coutinho entregaram aos familiares de Renira um documento de 1963, o pedido de inscrição da homenageada para ingressar nos quadros da advocacia, profissão que exerceu sob a inscrição de número 230. (Com informações da assessoria do TJRN)