Relatório da Comissão de Saúde é apresentado na reunião do Conselho Seccional

20/10/2016

Durante a reunião do Conselho da Seccional Potiguar, realizada hoje (19), a conselheira Elisângela Fernandes apresentou relatório das campanhas desenvolvidas pela Comissão de Saúde: setembro amarelo e dourado, outubro rosa e novembro azul.

Na programação do Setembro Dourado, de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, a Comissão de Direito à Saúde realizou, no dia 19, palestra sobre os Diretos dos Pacientes com Câncer, no Hospital Infantil Varela Santiago. Já na campanha Setembro Amarelo, de conscientização sobre a prevenção do suicídio, a Comissão realizou no dia 30, na Faculdade Estácio, o Simpósio Um grito ao suicídio: identificando os sinais de alerta. Na ocasião, foram abordados temas como  prevenção e comportamento suicida, elementos de compreensão da clínica da perda, além de uma análise estatística da depressão.

Na programação do outubro rosa, a Comissão foi ao hospital da Liga Norte-riograndense contra o câncer, no último dia 19, tirar dúvidas jurídicas de pacientes e familiares sobre os direitos dos portadores de câncer.

Ainda em outubro foi realizada uma audiência pública, pelo Conselho Estadual de Saúde na OAB, para discutir os impactos da PEC 241 nos gastos com a saúde.

“Nossa ideia ao realizar palestras nos hospitais foi atingir o maior número de pessoas na divulgação de seus direitos. Para novembro, já estamos com quase tudo pronto para a realização de palestras contra o câncer de próstata”, ressaltou a conselheira.