Quinto: Presidente da OAB/RN pedirá agilidade do CNJ na publicação do acórdão

21/05/2022

"Nós queremos o máximo de agilidade no processo de escolha do desembargador do Tribunal de Justiça. É isso que irei pedir pessoalmente ao ministro Jorge Hélio nessa audiência”, explicou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), Sérgio Freire, que viaja a Brasília neste final de semana para uma série de compromissos oficiais.

Entre eles, uma reunião na terça-feira com o conselheiro do CNJ, Jorge Hélio, relator do processo que decidiu em 16 de abril a suspensão do Quinto Constitucional que escolhe o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). Por maioria simples, o pleno decidiu pela nulidade da escolha do advogado Glauber Rêgo e realização de nova escolha em caráter público de voto aberto e fundamentado.

Sérgio Freire nutre a expectativa que o conselheiro possa ouvir o pleito da OAB potiguar e dar maior celeridade a um processo aguardado por toda a sociedade potiguar. “Ele (Jorge Hélio sempr foi muito atencioso conosco e sabe da importância dessa escolha que foi anulada anteriormente. Queremos reforçar nosso desejo que seja publicado o acordáo para que seja realizada a votação em breve tempo”.

O presidente da OAB/RN destaca que existe um enorme prejuízo para a sociedade norte-rio-grandense com a demora da publicação do acordão. “Todo o sistema judiciário e por consequência, a nossa sociedade sai prejudicada com esta delonga. Entenda que todo o poder Judiciário é mexido para poder suprir essa vaga”.

Além do encontro com o ministro Jorge Hélio, o presidente da OAB/RN participa em Brasília de uma solenidade OAB Nacional que empossará conselheiros suplentes Daniel Vitor Ferreira, Eduardo Rocha, oriundos do Rio Grande do Norte.

Também participará de um jantar com a presença de deputados federais e senadores para tratar da agenda legislativa advocatícia, tema que trata de todos os projetos que influenciam o cotidiano dos advogados.