Programa da OAB/RN promove palestra a alunos de escolas públicas

09/08/2019

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), em parceria com o Programa Trabalho Justiça e Cidadania – TJC/RN, recebeu alunos de escolas públicas do RN, na sede da Seccional. No encontro, foram ensinadas noções de direito e cidadania aos participantes.

Por meio do projeto, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário semeiam, a alunos de escolas do Estado, noções básicas de ética, direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor e direito penal.

O que é o programa TJC?

Criado em 2005, o programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), em parceria com a OAB/RN, Ministério Público do Trabalho (MPT), Associação Norteriograndense dos Advogados Trabalhistas (ANATRA) e Governo do Estado do RN.
Através de palestras, cursos, debates, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita, o Programa tem permitido que os operadores do Direito se aproximem tanto das crianças e jovens estudantes.

Desde 2005, o programa é aplicado em diversas cidades e hoje está presente em 21 estados da Federação, já tendo atingido a marca de mais de 60 mil alunos e capacitou mais de 6 mil professores em todo o Brasil.

No estado do Rio Grande do Norte, o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) é desenvolvido desde 2006 e já passou por mais de 25 escolas, beneficiando cerca de quatro mil alunos da rede pública. Atualmente, o programa promove, de forma voluntária, a formação cidadã dos jovens, instituições como o TRT-21, MPT-RN, SEEC-RN, OAB/RN e ANATRA.