Presidente do Conselho Federal abre Curso Nacional de PJe

21/05/2022
O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, realizou nesta quinta-feira (08) a abertura do Curso Nacional de Processo Judicial Eletrônico (PJe), promovido em parceria entre a OAB-RJ e a Escola Nacional de Advocacia (ENA).

Com mais de 600 participantes, além de centenas que acompanharam ao vivo pela internet, o evento contou com a participação do presidente da Escola Nacional de Advocacia, Henri Clay Andrade, do presidente da seccional carioca da entidade, Felipe Santa Cruz e foi ministrado pela diretora de Inclusão Digital da OAB-RJ, Ana Amélia Menna Barreto, e pelo presidente da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação da Seccional do Paraná, Márcio Dumas.

Marcus Vinicius destacou a importância do evento, “que vai ao encontro de uma das prioridades desta gestão, que é a inclusão digital dos advogados”. Segundo ele, capacitar os advogados para o processo eletrônico “é essencial, inclusive, para que a classe sobreviva profissionalmente, pois em um futuro bem próximo o Brasil viverá a circunstância de ter um processo completamente sem papel”.

Henri Clay Andrade, falou da importância de os advogados conseguirem operar corretamente e sem entraves no novo sistema para que se tenha uma justiça célere e eficiente. O presidente da ENA destacou que o PJe é uma realidade irreversível da justiça brasileira. “A advocacia precisa contribuir para o aprimoramento desse sistema”.