Presidente da OAB/RN se reúne para tratar de adequação no provimento 185

22/05/2019

O presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros; o tesoureiro da Seccional, Alex Gurgel; e a conselheira federal Ana Beatriz Presgrave estiveram reunidos, nesta terça-feira (21),  com o diretor-tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha para tratar da adequação das Seccionais ao provimento 185.

Aprovado pelo Conselho Pleno por unanimidade no dia 13 de novembro de 2018, o provimento dispõe sobre regras de gestão no Sistema OAB, incluindo-se a aderência aos fundamentos de responsabilidade fiscal, o desenvolvimento do capital humano, a tecnologia da informação e a transparência.

"Hoje, estivemos reunidos com os presidentes das seccionais de Rondônia e Rio Grande do Norte que demonstraram estar alinhados com as premissas dessa gestão 2019/2022 que - basicamente - visa implementar regras de gestão que proporcionará mais eficiência e transparência na administração da OAB. O Conselho Federal está trabalhando para ajudar as seccionais que desejarem implementar as regras de gestão e adequação ao Provimento 185/18. Tenho a convicção que estamos construindo um legado que será deixado para as novas gerações", disse Noronha.

Aldo Medeiros, presidente da OAB/RN, explicou que o contexto econômico gerou problemas para a seccional. “A advocacia foi diretamente atingida pela crise econômica. No Rio Grande do Norte ainda mais porque houve a desativação de atividades ligadas a área petrolífera e com isso a advocacia do estado tem sofrido bastante. Diminuiu a receita da seccional. Em razão disso, estamos readequando a estrutura de serviços para os padrões possíveis de ser mantidos em face dessa nova realidade arrecadatória”, disse o presidente da OAB/RN.

“Temos a necessidade de definir com o Conselho Federal programas específicos de melhorias e apoio para poder investir. Tivemos essa reunião com Noronha e mostramos total dedicação aos rumos de gestão estabelecidos no provimento 185. A reunião foi muito boa, o tesoureiro nacional foi muito receptivo e detalhista e ficou bem claro nosso empenho em caminhar junto nesse esforço de estabelecer uma nova forma de gerir”, acrescentou ele.

Alex Gurgel, tesoureiro da OAB/RN, detalhou algumas medidas já adotadas pela seccional para adequação ao provimento. “Trabalhamos a redução de todas as despesas. Cortamos alugueis de imóveis, não temos mais imóveis alugados, reduzimos despesas de viagem, bem como todos os gastos de custeio da seccional e estamos revisando os contratos. Nosso objetivo foi mostrar a nossa realidade financeira, nossas dificuldades e as projeções para este ano. Falamos também do nosso interesse em nos adequar ao provimento 185. Estamos buscando o equilíbrio econômico e financeiro da OAB/RN”, declarou o dirigente.

* Com informações da OAB Nacional