Presidente da OAB/RN se reúne com Conselheiros Federais e dialoga sobre paridade

08/12/2020

O presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, se reuniu nesta terça-feira (8), por videoconferência, com os conselheiros federais; Ana Beatriz Presgrave, Canindé Maia, Artêmio Azevedo e Fernando Pinto para tratar sobre o posicionamento do Rio Grande Norte na próxima sessão do Conselho Pleno.

O Conselho Federal da OAB se reunirá dia 14 para apreciar e votar, entre outras pautas, o Projeto Valentina, que dispõe sobre a implantação da paridade de gênero na composição de todos os cargos da entidade a partir da eleição de 2021.  A vice-presidente da OAB/RN, Rossana Fonseca também participou do encontro.

Durante a reunião, o dirigente da OAB/RN demonstrou a importância do voto favorável à proposta e pediu o apoio dos conselheiros para aprovarem o projeto. “Me reúno com vocês conselheiros para compartilhar nosso direcionamento e a posição que tivemos no último Colégio de Presidentes de Seccionais, no qual votei favorável nesta matéria. Gostaria muito de contar com a colaboração de todos na votação definitiva desta pauta tão importante. Peço que os representantes do Rio Grande do Norte possam manter o mesmo entendimento, e assim mudar em definitivo a história a fim de equipararmos o número de advogadas e advogados em cada composição colegiada, inclusive diretorias”, disse Aldo Medeiros.

Os conselheiros federais foram unânimes em declarar apoio ao posicionamento do presidente da Seccional Potiguar. Os representantes do Rio Grande Norte no CFOAB fecharam questão e também votarão favoravelmente pela aprovação da paridade de gênero no Sistema OAB.

Para a conselheira federal, Ana Beatriz Presgrave, "A aprovação desta matéria será o reconhecimento a participação feminina dentro da OAB e o coroamento de uma luta antiga e persistente das advogadas pela valorização diante da representação de classe", reforçou.

Outras pautas que devem ser apreciadas, na próxima sessão do Conselho Pleno, versam sobre a introdução de cota racial, o voto eletrônico e eleições diretas.