Presidente da OAB/RN prestigia I Concurso de Sustentação Oral Interuniversitário

10/06/2020

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, representada pelo seu presidente, Aldo Medeiros, participou na manhã desta quarta-feira(10), da primeira edição do Concurso de Sustentação Oral Interuniversitário (CSOI), promovido pela Universidade Potiguar (UnP) e transmitido pela Collaborate (plataforma de webconferência). Na ocasião, o presidente da OAB/RN pode acompanhar e avaliar as apresentações de estudantes dos cursos de Direito de quatro universidades do Estado. Participaram alunos da UFRN, UNP, Universidade Federal Rural do Semiárido e UERN.

Durante a exposição, cinco alunos defenderam, para uma banca examinadora em um exercício on-line de argumentação, suas teses com um caso-problema sobre a seguinte temática: “A (i)licitude do inquérito judicial sobre fake news”. Cada um teve o tempo máximo de 15 minutos para realizar a sustentação dos seus fundamentos.

Para o presidente da Seccional Potiguar, Aldo Medeiros, o concurso com a participação de diversas universidades é uma proposta que fortalece a vida acadêmica.  “A iniciativa é muito positiva e a OAB/RN considera de muita relevância ações como essa, que envolve diferentes instituições de ensino jurídico. E torna-se uma clara demonstração de incentivo aos alunos, para que possam aprimorar seus conhecimentos e se preparem para os desafios da vida profissional”, destaca.

Mais de 100 pessoas acompanharam como ouvintes e o corpo de jurados, que além da presença do presidente da OAB/RN, cotou também com a participação de outras autoridades da Magistratura, do Ministério Público, Defensoria Pública e da Academia.

O coordenador do Curso de Direito da UnP - Natal, Filipe Azevedo, ressaltou o caráter inovador da competição universitária. “É a primeira competição jurídica do Estado e, mesmo com a pandemia, inovamos e realizamos. Colocar-se diante de tão excepcionais competidores de outras Instituições e testar os conhecimentos em busca da excelência são passos muito importantes na formação profissional, ainda mais do meio jurídico. E, quanto mais cedo desenvolverem essas competências, mais preparados estarão para os desafios da vida profissional”, afirmou.

Avaliação

Na oportunidade, foram avaliados sob quatro critérios: linguagem (correção vocabular e emprego de linguagem adequada); apresentação (postura, equilíbrio emocional, domínio e segurança); consistência jurídica (argumentação pertinente, coerência da tese, concatenação das ideias); e força persuasiva (influência da sustentação oral sobre o convencimento do julgador).