Presidente da OAB/RN participa de visita técnica a presídio federal em Mossoró

25/04/2019

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Aldo Medeiros, fez uma visita técnica nesta quarta-feira (24) ao presídio federal de Mossoró. Ele atendeu a convite do juiz federal Walter Nunes, corregedor da unidade prisional, com o propósito de conhecer o funcionamento da penitenciária e o tratamento dado aos advogados no local. O presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas e Valorização de Advocacia, Thiago Cortez, acompanhou Aldo Medeiros na visita.

No presídio federal de Mossoró, a comitiva integrada pelo juiz corregedor e pelos representantes da OAB/RN foi recebida pela diretoria da unidade. O grupo teve acesso às instalações e recebeu explicações sobre os procedimentos internos para visitantes e advogados. “Não recebemos na OAB nenhuma reclamação sobre como os advogados são tratados no presídio. Mesmo assim, ficamos satisfeitos com o convite do juiz Walter Nunes para nos apresentar a unidade por dentro e também com as informações que nos foram passadas”, afirma o presidente Aldo Medeiros.

A penitenciária federal de Mossoró é uma das cinco da sua categoria em operação no país (as outras são em Brasília/DF, Campo Grande/MS, Catanduvas/PR e Porto Velho/RO). É um modelo de segurança máxima adotado pelo governo federal e reconhecido pelo rigor no acesso às suas instalações. O presidente Aldo Medeiros relata que há abertura para discutir novos procedimentos que permitam uma melhor atuação da advocacia sem comprometer o nível de segurança da unidade. “A visita nos deu a oportunidade de estudar propostas para aprimorar os meios de contato dos advogados com seus clientes”.

Ainda durante a visita, o juiz Walter Nunes revelou que pretende fazer convites semelhantes a outros segmentos da advocacia. A Subseção da OAB/RN em Mossoró deverá ser a próxima convidada para uma visita técnica ao presídio.