Paulo Teixeira representa CNJ em evento no Arena das Dunas neste domingo (23)

21/02/2014

Estádio construído para a Copa do Mundo de 2014 com maior número de operários contratados entre presos, cumpridores de medidas alternativas e egressos do sistema carcerário, o Arena das Dunas, erguido pela OAS, vai receber o Selo Começar de Novo em solenidade na área interna conhecida como Lounge de Hospitalidade. A homenagem é o reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelo trabalho de inserção social desses trabalhadores, em parceria com o Poder Judiciário do RN, em um canteiro de obras tão importante.

O evento acontece no domingo (23) às 15h, com a presença do conselheiro Paulo Eduardo Teixeira e do presidente do TJ potiguar, desembargador Aderson Silvino. Durante, os serviços de construção do estádio, chegaram a ser empregados 149 apenados. Recorde entre todas as 12 arenas em construção ou reforma para o Mundial da FIFA, no país.

Com a entrega do selo a OAS/Arena Natal, o CNJ enfatiza o fato de a empresa ter valorizado ações de inclusão no mercado de trabalho, em parceria com o programa Novos Rumos na Execução Penal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), presidido pelo desembargador Saraiva Sobrinho e coordenado pelo juiz Gustavo Marinho. O reconhecimento do Conselho objetiva apontar o programa como exemplo para empresas e sociedade, com o oferecimento de novas oportunidades de emprego e socialização para aqueles que cumprem algum tipo de pena.

“Esses operários corresponderam às expectativas, trabalhando com regularidade. Acompanhamos essa atuação de perto e não foi preciso montar nenhum esquema de segurança ou interferência, o que demonstra que outras empresas podem seguir este importante exemplo da construtora OAS”, destaca o juiz Gustavo Marinho. “Espero que, com este trabalho, o empresariado enxergue que é possível empregar esta mão de obra oriunda do sistema carcerário, sem preconceitos”, reforça o coordenador do Novos Rumos.

A cerimônia do domingo deverá contar com a presença de desembargadores e juízes estaduais, representantes do Governo do Estado, de outros tribunais, lideranças empresariais, instituições de ensino, clubes de futebol e também de alguns dos encaminhados pelo Novos Rumos para trabalhar na obra. Há casos de apenados que atuaram na obra por mais de dois anos.