Paulo Coutinho participa de Aula Magna do Centro Acadêmico de Direito UnP

29/02/2016

presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Paulo Coutinho, participou na manhã do último sábado (27), na sede da Seccional Potiguar, de Aula Magna do Centro Acadêmico de Direito UnP. Com o tema “A advocacia e os reflexos do PJe e o novo CPC”, a aula marcou o início do semestre letivo 2016.1.

Para Paulo Coutinho, “há um diferencial na iniciativa do Centro Acadêmico, essas aulas magnas como acolhimento é importante para que o aluno tenha uma percepção especial em cada uma das carreiras, e, o fato de recebê-los na OAB é um estímulo para que eles busquem se informar sobre a advocacia, sobre a profissão do advogado, para que lá na frente possam ter a base de apoio”, concluiu o presidente.

“A Aula Magna promovida pelo CA de Direito na OAB com a presença do presidente da Ordem foi o coroamento de uma semana de intenso acolhimento aos calouros do curso”, disse o coordenador do curso de Direito, Professor Thiago Fonseca.

Para a estudante Thays Maria a promoção de aulas como esta foi importante para o desenvolvimento acadêmico do aluno: “Há ainda o diferencial de ser na OAB, pois nos convida e nos dá a oportunidade de conhecer a casa. É uma interação com o aluno e novas oportunidades que o CA vem trazendo para o futuro acadêmico”, disse.

Os advogados Paula Santos, Hortência Melo e Demétrius Mendonça, ex-alunos de Direito da UnP, conversaram com os alunos sobre as experiências de trabalhos, transmitindo a mensagem da realidade do advogado iniciante e explicando como funciona o exercício da profissão.

“Sem dúvida esse momento foi ímpar na vida dos calouros acadêmicos. Chegar na Universidade e se deparar com um evento desse porte sendo promovido por uma entidade que representa os estudantes junto a Ordem dos Advogados quebra todo aquele paradigma da distância do acadêmico em relação a Ordem, desmistifica a OAB e realmente aproxima, fazendo com que ela cumpra o seu papel fundamental que é, justamente, de receber as pessoas, a casa da cidadania como ela é tradicionalmente conhecida. O aluno, por um outro lado, começa a criar uma identidade em relação a essa casa que futuramente o abrigará”, comentou a advogada Paula Santos.

O evento contou também com a presença de Tony Robson, Presidente da UEE - União Estadual dos Estudantes; José Henrique de Macedo, presidente da Comissão do Estudante da OAB; Os coordenadores do curso, professores Thiago Fonseca e Roberta Cabral. (Com informações da assessoria do CA da UnP)