Ouvidoria da Mulher atua no enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar

22/09/2020

Com objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, por meio da Comissão da Mulher Advogada, instituiu a Ouvidoria da Mulher de Combate e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar. As vítimas de violência podem buscar apoio da OAB/RN, por meio do contato (84) 99103.1442.

Os registros de violência doméstica contra a mulher, no Rio Grande do Norte e no Brasil, aumentaram, significativamente, durante a pandemia. Pensando nisso, a OAB/RN disponibilizou o serviço da Ouvidoria para reforçar os canais de denúncia. “A Ordem Potiguar, como defensora dos direitos e das causas sociais estabelece este novo canal como forma de ampliar os instrumentos de denúncia já existentes. Acredito que a Ouvidoria da Mulher chega para somar esforços ao disque denúncia, o 180, que é uma ferramenta de grande relevância no combate à violência contra as mulheres”, afirma a vice-presidente da OAB/RN, Rossana Fonseca.

Para a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RN, Marcela Vasconcelos, o silêncio precisa ser quebrado e a denúncia pode salvar vidas. “ A OAB/RN cumpre seu papel social de defender as liberdades individuais, a defesa da integridade e dignidade da pessoa humana. E reforça que é preciso falar a respeito, pois muitas mulheres não percebem que podem estar em um relacionamento abusivo, porque nem sempre a violência é física. Agora existe mais um suporte para acabar com ciclo da violência, que em muitas vezes se tornam casos feminicídio”, disse.

Paralelo as ações e atendimento da Ouvidoria da Mulher, a Seccional Potiguar irá lançar uma campanha de sensibilização contra Violência Doméstica e Familiar em seus canais digitais.