Os 84 anos da OAB/RN serão marcados pela mudança para a nova sede

24/10/2016

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte comemora seu 84º aniversário de  criação neste mês de outubro. Atualmente, são 15.820 inscritos no Estado, sendo 11.526 ativos, e desse percentual 44,51% formado por mulheres e 55,49% de homens.

Para o presidente da Seccional Potiguar, Paulo Coutinho, ao longo desses 84 anos a Ordem tem cumprido sua missão na  defesa da sociedade e do Estado Democrático de Direito.   "Parabenizo a todos advogados e advogadas norte-riograndenses pelo aniversário da nossa valorosa OAB/RN. E para marcar a data será feita a mudança para a nova sede, prevista para acontecer até o final do ano, que permitirá o implemento de muitas outras ações, sobretudo pelo espaço físico que, enfim, conseguirá atender ao crescente número de advogados”.

A OAB/RN tem como data oficial de fundação a 10ª reunião do Conselho Seccional, realizada às 19 horas do dia 22 de outubro de 1932, ratificada pelo Conselho Federal, tendo sido composta a sua primeira diretoria da seguinte forma: Presidente –Francisco Ivo Cavalcanti; 1º Secretário –Paulo Pinheiro de Viveiros; Tesoureiro –. Manoel Varella de Albuquerque; Vogais –Pedro d’Alcântara Mattos, que substituiu Hemetério Fernandes Raposo de Mello, que foi eleito conselheiro com a maior votação, mas não tomou posse em razão do seu falecimento no dia 30 de agosto, fato ocorrido em uma Segunda Assembleia dos Advogados em 14 de novembro de 1932 e, por sua vez, substituído em seguida pelo Alberto Roselli, depois por Phelippe Nery de Brito Guerra e Vicente Farache Netto, tendo como conselheiro representante junto ao Conselho Federal o advogado João de Brito Dantas.