Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte comemora 85 anos

19/10/2017

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte comemora neste mês 85 anos de fundação. A data marca a primeira eleição direta para formação de lista sêxtupla do Quinto Constitucional no Estado, realizada no dia 22 de outubro de 1932. A OAB/RN foi a sétima seccional criada no Brasil e ao longo de sua história vem cumprindo sua missão na defesa da advocacia e do Estado Democrático de Direito.

“A história da OAB/RN é marcada por muitas lutas, conquistas e fortalecimento da Advocacia. Esta é uma data para ser celebrada por todos os advogados e advogadas potiguares”, declarou o presidente da OAB/RN, Paulo Coutinho.

Uma série de eventos foi preparada para comemorar o aniversário da Ordem Potiguar, entre eles lançamento do selo comemorativo desenvolvido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Conferência Estadual da Advocacia e churrasco da advocacia.

História da fundação da OAB/RN

A OAB/RN tem como data oficial de fundação a 10ª reunião do Conselho Seccional, realizada às 19 horas do dia 22 de outubro de 1932, ratificada pelo Conselho Federal, tendo sido composta a sua primeira diretoria da seguinte forma: Presidente –Francisco Ivo Cavalcanti; 1º Secretário –Paulo Pinheiro de Viveiros; Tesoureiro –. Manoel Varella de Albuquerque; Vogais –Pedro d’Alcântara Mattos, que substituiu Hemetério Fernandes Raposo de Mello, que foi eleito conselheiro com a maior votação, mas não tomou posse em razão do seu falecimento no dia 30 de agosto, fato ocorrido em uma Segunda Assembleia dos Advogados em 14 de novembro de 1932 e, por sua vez, substituído em seguida pelo Alberto Roselli, depois por Phelippe Nery de Brito Guerra e Vicente Farache Netto, tendo como conselheiro representante junto ao Conselho Federal o advogado João de Brito Dantas.

Programação completa de aniversário da OAB/RN

23 de outubro de 2017

16h – Sede da OAB/RN - Solenidade de Entrega de Carteiras

19h – Sede da OAB/RN - Lançamento do selo comemorativo dos 85 anos, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Correios