OAB/RN reconhece ato de magistrada que impediu atuação de falso advogado

21/05/2022
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Sérgio Freire, esteve na manhã desta sexta-feira feira (30) no Juizado Especial Criminal de Parnamirim em ato de reconhecimento à juíza Ana Cláudia Braga de Oliveira, que adotando um ato que a OAB vem requerendo a todos os magistrados, solicitou a carteira de um cidadão, que atuava como advogado. Ao receber a carteira, ela constatou que se tratava de uma fraude.

Logo em seguida a juíza entrou em contato com a Seccional Potiguar, que identificou que a pessoa, de fato, não faz parte dos quadros da OAB e que a inscrição utilizada pelo mesmo pertencia a um advogado. Diante disso, a magistrada oficiou a OAB.

“Vim pessoalmente agradecer a cooperação da juíza Ana Cláudia. A atitude dela ajudou não só a OAB, mas também toda sociedade. Precisamos afastar os falsos advogados”, disse o presidente da Seccional Potiguar.

Freire entregou um ofício à magistrada em resposta ao ofício encaminhado pela mesma, informando que o cidadão não foi aprovado no Exame de Ordem e não está inscrito nos quadros da OAB.

A OAB encaminhará o caso à Polícia Federal para que seja apurado e, em seguida, acompanhará o processo em nível judicial.