OAB/RN recebe estudantes do Projeto Trabalho Justiça e Cidadania

21/05/2022

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte recebeu na manhã desta quarta-feira (16) mais de 100 alunos de escolas públicas de Natal que participam do Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania (PTJC), desenvolvido pela ANAMATRA e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) e conta com a parceria da OAB/RN, Ministério Público do Trabalho, Secretária de Educação e ANATRA.

O principal objetivo do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é levar noções de direito do trabalho aos alunos das escolas públicas de todo país e desenvolver o conhecimento dos direitos e deveres dos futuros trabalhadores, contribuindo com a construção da cidadania.

O presidente da Seccional Potiguar conversou com os alunos e apresentou a Ordem, contando um pouco sobre a sua história e como ela atua em defesa do advogado e da sociedade.

“A Ordem conta hoje com mais de 20.000 advogados que trabalham voluntariamente em todo o Brasil. Participamos efetivamente da democracia e desenvolvimento do nosso país”, disse Freire.

O advogado Alfeu Eliúde, membro da Comissão de Advogados Trabalhistas, explicou que a comissão participa do projeto ministrando palestras gratuitas nas escolas sobre assuntos relacionados ao trabalho e à cidadania. “Sempre vamos às escolas para ministrar as palestras, agora chegou a vez deles virem até nós, para conhecer um pouco do funcionamento da Ordem".

A secretária-geral adjunta, Cristina Daltro, e o tesoureiro da OAB/RN, Thiago Simonetti, também estiveram presentes no evento.
Após a palestra, alguns alunos foram chamados para apresentar trabalhos desenvolvidos por ele, cujo tema é o Trabalho. A aluna Daniella Oliveira da Silva Maurício, leu um poema escrito por ela, que tem como tema “Escravidão nos tempos modernos”.

Confira a íntegra do poema:

Escravidão em tempos modernos
Quem está pensando que acabou
Que escravidão não perdurou
Olhe à sua volta por favor
Essa praga nos tomou

Hoje temos novas formas de escravidão a se formar
Por isso ninguém há de notar
Escondida numa nova maquiagem ela está
E o próximo, pode ser você à se enganar!

Parece brincadeira!
Mas quando um pobrezinho não tem dinheiro
Para suas dívidas pagar
O sujeito bota ele
Pra que nem mula trabalhar.

As vezes um moleque
Sem ter nada o que comer
É posto para trabalhar
E se alimentando de migalhar