OAB/RN recebe advogados e advogadas postulantes a Deputado Federal

04/10/2018

A OAB/RN promoveu na manhã desta quinta-feira (4), no Plenário da Seccional Potiguar, um bate-papo entre a advocacia potiguar e advogados e advogadas postulantes ao cargo de Deputado Federal. O presidente da Ordem, Paulo Coutinho, parabenizou a presença dos candidatos Dra. Kátia Nunes (MDB), Dra. Leidimar Murr (Podemos), Arthur Dutra (Solidariedade), e Cláudio Gabriel (PC do B) e, ainda, enfatizou sobre a importância da participação de advogados no processo político.

Durante o evento, cada candidato apresentou brevemente suas principais propostas, abordaram sobre as demandas da advocacia no Congresso Nacional e responderam aos questionamentos dos advogados presentes.

De acordo com Paulo Coutinho, a OAB é uma instituição alinhada com a cidadania brasileira e que possui o compromisso com a implantação dos valores e regras constitucionais. “Como conhecedor profundo da luta diária da advocacia, há muito tempo não vemos de forma contundente a participação de advogados no processo político. Parabenizo os candidatos que colocaram seus nomes à disposição para esta, que dentro da nossa constituição, é uma das funções mais importantes, a de estar no Congresso Nacional”, disse.

A advogada Kátia Nunes foi a primeira a explanar suas propostas e destacou a importância da iniciativa. “Pela primeira vez, a OAB/RN convoca os advogados candidatos para debaterem um tema tão importante: os advogados na política. Como mulher advogada, não poderia ficar inerte às questões que dizem respeito a nossa academia. Minha bandeira é em defesa da advocacia, destes profissionais que merecem respeito e tem que ter seus direitos garantidos”.

A médica e advogada Leidimar Murr  explicou que o despertar para sua entrada na política foi devido aos 30 anos da Constituição Federal e elogiou a iniciativa da Ordem. "Parabenizo a Ordem dos Advogados nesse ano simbólico de aniversário de 30 anos da Constituição cidadã. Fiz parte da Comissão de Desenvolvimento Regional da OAB/RN e sou ligada a várias outras instituições médicas. Um das minhas missões nessa plataforma político-partidária é defender o exercício da advocacia, pois o advogado tem função social e política importante no arcabouço do Estado Democrático de Direto das sociedades avançadas de organização complexa”, reforçou.

Já o candidato Arthur Dutra agradeceu a oportunidade e destacou sobre a oportunidade de conversar sobre melhorias para a advocacia potiguar. “Quero parabenizar a OAB/RN por abrir suas portas e aos demais candidatos pela missão de enfrentar esta batalha, que não está sendo fácil, devido à descrença do povo brasileiro na política. Faço parte do movimento Renova BR, que prepara novas lideranças e busca a renovação de cargos federais, e vamos lutar por projetos de lei como a extinção da cláusula de barreira”.

Cláudio Gabriel também frisou sobre seus principais desafios. “Minha convocação para ser deputado federal pela primeira vez não nasce de um desejo próprio, nasce de uma reivindicação dos movimentos sindicais, dos trabalhadores. Vamos lutar forte contra a revogação da reforma trabalhista”.