OAB/RN realiza solenidade de entrega de carteiras nesta sexta (16)

16/10/2015

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, por meio da Comissão de Seleção e Inscrição, presidida por Alex Gurgel, realizou solenidade de entrega de carteira da OAB nesta sexta-feira (16), na sede da Seccional Potiguar.

O vice-presidente da OAB/RN, Marcos Guerra, fez a abertura da solenidade e convidou Alexander Gurgel para fazer saudação inicial.  “A Seccional tem realizado desde o início deste ano entregas semanais para que as concessões de carteira sejam ocorram da forma mais breve possível”, disse Alexander Gurgel.

Logo após, o presidente da Comissão de Seleção e Inscrição convidou o advogado Rocco Gomes para fazer a saudação inicial. “O estudo diuturno e a boa convivência com todas as pessoas é fundamental. Sejam elas advogados, magistrados ou membros do Ministério Público, da Polícia Judiciária ou servidores da Justiça. Mas é preciso ir mais longe, pois um advogado deve ser corajoso, independente, competente, ético e, sobretudo, honesto, pois muitas são as tentações de facilidades na profissão. A advocacia é um sacerdócio sublime, pois nos dá a missão de cuidarmos do patrimônio e liberdade das pessoas, sendo elevada a função indispensável à administração da Justiça pela própria Carta Magna cidadã de 1988”, disse aos presentes.

Em seguida, Rocco foi homenageado pela sua atuação na advocacia, recebendo o primeiro ato como advogado: o requerimento de inscrição na Seccional.

Dando continuidade à solenidade, Lara Sena prestou compromisso com os demais advogados. “Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Para encerrar, Marcos Guerra ressaltou a importância do compromisso prestado. “Esta instituição se renova e se mantém viva com a chegada de novas ideias e contribuições. Cada cidadão que se torna membro da Ordem adquire a responsabilidade de assumir o destino de uma das instituições com maior credibilidade do país. Peço que lembrem-se sempre do juramento prestado hoje”, disse.

Guerra também convidou os novos advogados para fazerem parte das mais de 40 comissões da OAB/RN e citou o caso da Comissão de Direito Internacional da OAB/RN, que conseguiu a absolvição dos Sírios presos em Natal. “Há mais de seis meses nós da comissão lutamos pela causa dos refugiados políticos. Perdemos a primeira, a segunda, mas insistimos, e ganhamos essa luta. Na semana passada, o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) firmaram um documento de cooperação que irá garantir mais eficiência ao Brasil no processo de concessão de vistos especiais a pessoas afetadas pelo conflito na Síria (confira aqui). Antes mesmo do acordo ser firmado no país, nós já lutávamos por essa causa. A OAB tem um compromisso prestado com a sociedade, por isso nos empenhamos tanto. E precisamos que vocês nos ajudem com esse trabalho”, disse Marcos Guerra aos presentes.

Participaram da solenidade o conselheiro federal Daniel Victor; a presidente da comissão de Direito Agrário, Andrea Nogueira; e o advogado, membro da Comissão de Seleção e Inscrição, Antônio Moraes.

Receberam a carteira:

ADVOGADOS:
GABRIELLA ANDRÉA DE FREITAS CRISPIM - 14083
JULIANA DA COSTA MEDEIROS - 14082
LARA DE SENA ALVES - 14057
MAIRILE LAIZE AMORIM PINTO - 14081
RAFAELA CARVALHO RAFAEL - 14079
TONY DIEGO MEDEIROS BARROS - 14080

ESTAGIÁRIO:
JOAO PAULO FERREIRA DE SOUZA - 04618

RETORNO AOS QUADROS:
ILANA DE ANDRADE FRANÇA – 11.600

Confira as fotos da solenidade clicando aqui.