OAB/RN realiza Ciclo Verdade e Memória - II Ato na sexta (14)

21/05/2022

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte realizará o Ciclo Verdade e Memória – II Ato na próxima sexta (14), às 14h com depoimento de Juliano Siqueira, e às 18h com depoimento de Zé Rodrigues, no auditório da OAB/RN. O evento é gratuito e destinado a advogados, estudantes de direito, integrantes de movimentos sociais e interessados na discussão. O objetivo é mostrar as bandeiras, lutas e circunstâncias pelas quais muitos foram presos, torturados, banidos e assassinados pelo regime militar.

A primeira edição do Ciclo aconteceu em 13 de dezembro de 2012 e teve a participação do jornalista norte-riograndense Dermi Azevedo (ex-preso político e um dos fundadores do Movimento Nacional de Direitos Humanos/MNDH), dos advogados Paulo Francinete e Roberto Furtado.

Ciclo Verdade e Memória – II Ato
Local: Auditório da OAB/RN
14h – Relato Juliano Siqueira
18h– Relato Zé Rodrigues
Aberto ao público

Juliano Siqueira
Juliano Homem de Siqueira é natural de Natal, filho do médico, professor e escritor Esmeraldo Homem de Siqueira e de Íris Meira Lima de Siqueira. Fez as primeiras letras no Instituto Brasil. Depois, o Ginásio e o Clássico no Atheneu. Em 1968, ingressou na Faculdade de Direito, em Natal. Por força da Ditadura Militar, entrou na vida política clandestina, como militante comunista. Foi preso político no início da década de 70. Em 1977, gradua-se em Direito e posteriormente em Sociologia e Política.

É mestre em Direito e Teoria do Estado e professor do Curso de Direito da UFRN. Em 1966, ficou com o 1° lugar em concurso estadual de poesia. Foi vereador em Natal, entre 1996 e 2000. Publicou o Livro de Ensaios “Nas Barricadas do Fim do Século” e tem, inéditos, livros de poesia e prosa.

Zé Rodrigues
Devido o envolvimento no movimento sindical, foi preso, exilado e anistiado pelo Regime Militar.