OAB/RN realiza 1ª entrega de carteira na nova sede

29/12/2015

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte realizou na manhã desta terça-feira (29) através da Comissão de Seleção e Inscrição, presidida por Alexander Gurgel, as primeiras entregas de carteira na nova sede da Seccional Potiguar. As duas solenidades contaram com a participação do presidente da OAB/RN, Sérgio Freire; do vice-presidente Marcos Guerra; da secretária-geral adjunta, Cristina Daltro; do tesoureiro Thiago Simonetti, do presidente eleito da OAB/RN, Paulo Coutinho; dos presidentes das comissões de Advogados Trabalhistas e Tecnologias da Informação, Renato Rodrigues e Hallrison Dantas; da secretária-executiva da ESA, Monalissa Dantas; e dos conselheiros seccionais, Marcus Vinícius e Andrea Sena.

O presidente da OAB/RN, Sérgio Freire fez a abertura da solenidade falando do imenso prazer em estar realizando a primeira entrega de carteira da nova sede e convidou Alexander Gurgel para falar do trabalho desenvolvido pela comissão ao longo desses três anos. “Quando Sérgio Freire nos convidou para a assumir essa comissão, ele fez um pedido: que fossemos céleres nas entregas. Terminamos essa gestão fazendo entregas semanais, para que os advogados potiguares não precisem esperar para receber suas carteiras. Mas a minha grande conquista foi a amizade com os colegas que trabalharam comigo na comissão. A eles, meu muito obrigado”, disse Alexander Gurgel.

A saudação aos novos profissionais da advocacia foi feita pelo ex-presidente e membro honorário vitalício da OAB/RN, Adilson Gurgel. Na oportunidade, ele mostrou a importância do advogado nos dias de hoje. “Agradeço a OAB a honra de poder falar para vocês e lembro que a advocacia não é só uma profissão: é vida, patrimônio, dignidade do ser humano. A nossa OAB possui mais de 40 comissões, nas quais vocês podem escolher para atuar. A nossa instituição só existe com a participação dos advogados. Somo mais de 15 mil voluntários em todo o país. Para você ser bom entre os mais de 900 mil advogados em todo o país, é preciso ser ético. A ética deve ser a bandeira principal da advocacia. Gravem isso pois as tentações vão ser muitas. Mas se vocês não forem fieis no pouco, também não serão no muito”.

Logo após, Adilson foi homenageado pela sua atuação na advocacia, recebendo o primeiro ato como advogado: o requerimento de inscrição na Seccional, datado de 19 de janeiro de 1974.

Sérgio Freire também concedeu homenagem aos membros das comissões de Estágio e Exame de Ordem e Seleção e Inscrição, entregando a carteira de brochura para fazer os apontamentos pelos trabalhos prestados à Seccional no triênio 2013-2015. “Sem a dedicação e empenho de cada um de vocês, esse trabalho não seria possível”, disse Freire.

Dando Continuidade às solenidades, as advogadas Mariana Camila Silva Catão e Fernanda Revoredo prestaram compromisso com os demais advogados. “Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Freire, encerrou as solenidades ressaltando a importância da ética profissional. “A estrada que vocês começam a trilhar é longa e difícil, mas tenham sempre em primeiro lugar a ética com o cliente, servidor e magistrados. A vida de vocês, a partir de agora, será representada pelo que fizeram e se vocês tiverem ética na caminhada, o sucesso chegará”.

Receberam carteira:

ADRIELLY LIMA DE ALMEIDA