OAB/RN participa do lançamento da 17ª SOI da UFRN

05/10/2017

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Paulo Coutinho participou, nesta quarta-feira (04), do lançamento da 17ª edição da Simulação de Organizações Internacionais (SOI) – modelo das Nações Unidas - ocorrido no auditório da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  O evento, que acontece no setor 1 da UFRN, conta com mais de 500 participantes, e figura como a maior simulação do país. A SOI segue até sábado (07), quando acontece a cerimônia de encerramento.

Na ocasião, o presidente da Seccional Potiguar falou sobre os desafios enfrentados pela advocacia e da importância de buscar conhecimento para os participantes."A excelência profissional decorre da qualificação na base, na graduação, e os alunos que aqui estão demonstram que a graduação da ufrn está comprometida com o ideal de uma melhor formação acadêmica", declarou.

Durante a palestra, a professora doutora Manoela Roland falou sobre o Direito Internacional junto ao professor da UFRN, Diogo Pignataro. Os palestrantes trataram do tema “Desafios para a negociação de um tratado sobre empresas e direitos humanos na ONU”. Durante o debate, foram apresentadas versões críticas sobre o tema.

A secretária-geral da SOI, Maíra Arcoverde, ressaltou o intercâmbio entre estudantes de todo o Brasil e participação de alunos da rede pública de ensino como um dos pontos mais importantes do evento. Este ano, participam alunos de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Brasília.  “A minha expectativa para SOI com toda certeza é muito positiva. Nós estamos com muitos delegados de fora do estado e muitos da rede pública de ensino, um público muito diverso, são comitês muito diferentes. Eu acho extremamente importante esse intercâmbio entre os delegados dos mais diversos estados, uma constante troca de ideias”, frisa Maíra Arcoverde

A mesa do evento foi composta pelo vice-reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo; pela diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Maria Arlete Duarte de Araújo; o vice- presidente da Câmara de Vereadores de Natal, Sueldo Medeiros; a coordenadora do curso de direito da UFRN, Anna Emanuella Rocha; e, representando a organização do primeiro livro anual da SOI, o professor Thiago Oliveira Moreira.

Na oportunidade, também foi lançado o primeiro livro da SOI, com o título: “Direito Internacional da Contemporaneidade”. Feito com artigos de estudantes e professores que contribuem com a simulação.

Além da noite de abertura, a SOI ocorrerá nos dias 05, 06 e 07 de outubro na própria UFRN. Os delegados dos 10 comitês – universitários e de ensino médio – estarão simulando simultaneamente, além de estarem em constante aprendizado sobre as relações internacionais, diplomacia, oratória e dialética.

Com Informações de Aura Madza