OAB/RN participa de solenidade em homenagem à Banda de Música da Polícia Militar

17/06/2016

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, por meio da Comissão de Direito Militar da Seccional, esteve presente na Sessão Solene em homenagem aos 130 anos de criação da Banda de Música da Polícia Militar do RN, realizada na manhã desta sexta-feira (17), na Assembleia Legislativa Estadual. Na ocasião,  o presidente da Comissão de Direito Militar, Samuel Vilar, ressaltou que a “ Banda de Música da Polícia Militar faz parte do patrimônio cultural do Estado, principalmente em razão da sua participação ao longo destes 130 anos em diversos eventos cívicos, religiosos  e sociais do povo Potiguar”.  

A Banda, subunidade mais antiga da Corporação, foi instituída pela Lei n° 982 de 16 de junho de 1886, ou seja, cinquenta anos após a criação da Policia Militar do RN. Dentre grandes músicos e maestros que fizeram a história da Banda, destaca “ Tonheca Dantas”, nascido 1871 na cidade de Carnaúba dos Dantas/RN, filho de João José Dantas e da escrava alforriada Vicência Maria do Espírito Santos.

Antes de falecer em 1940, “Tonheca Dantas” foi autor de mais de mil peças musicais, se destacando a Valsa Royal Cinema, a qual foi tocada de forma exaustiva na Rádio BBC de Londres, durante a II Guerra Mundial, executada, infelizmente, como sendo de autor desconhecido.

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar